Excerto I (...) Nesse sentido, evidencia-se o teórico da ...
Excerto II Busca analisar a relação entre poder e território. Para melhor entendê-la, precisamos voltar à época das expansões imperialistas no século XIX. Exploradores europeus iam em busca de novas terras com riquezas naturais, porém, a falta de informação e mapeamento dificultava a navegação para as desconhecidas terras. Assim surgiram as sociedades geográficas que, além de mapear, identificavam pontos específicos a serem explorados e contribuíam para os interesses das potências Europeias. Disponível em: https://www.politize.com.br (Fragmento/Adaptado)
Entre as maneiras de estruturar o pensamento geográfico, a partir do século XIX ganha destaque o avanço da:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - Geopolítica.
A questão aborda a evolução do pensamento geográfico no contexto do século XIX, destacando como a geopolítica ganhou proeminência durante esse período. Vamos analisar por que a alternativa correta é a Geopolítica e explorar as razões pelas quais as outras alternativas estão incorretas.
Geopolítica é o estudo da influência de fatores geográficos no poder político e nas relações internacionais. No excerto I, vemos a menção a Halford Mackinder, um dos principais teóricos da geopolítica, e a Rudolf Kjellen, que também contribuiu significativamente para esse campo. Ambos destacaram a relação entre poder e território, um tema central da geopolítica. O excerto II reforça a importância da análise da relação entre poder e território, especialmente no contexto das expansões imperialistas do século XIX. Portanto, a geopolítica é a resposta correta.
Vamos entender por que as outras alternativas não são adequadas:
B - Fenomenologia: A fenomenologia é uma corrente filosófica que estuda a estrutura da experiência e da consciência. Embora importante em diversas áreas do conhecimento, ela não se encaixa no contexto específico da influência do poder político e territorial no século XIX. A fenomenologia não aborda diretamente as questões de geopolítica e expansões imperialistas mencionadas nos excertos.
C - Escolástica: A escolástica é uma tradição filosófica e teológica medieval que buscava conciliar a fé cristã com a razão e a filosofia clássica, principalmente a de Aristóteles. Novamente, embora relevante em seu próprio contexto histórico, a escolástica não se relaciona com o avanço do pensamento geográfico e geopolítico no século XIX.
D - Propedêutica: A propedêutica refere-se a ensino preliminar ou introdutório a uma disciplina. Não tem relação com a análise do poder e território mencionada nos excertos. É um termo mais associado a metodologias educacionais do que a estudos de geografia ou geopolítica.
Portanto, ao analisar os excertos e o contexto histórico fornecido, fica claro que o avanço destacado no século XIX está relacionado à Geopolítica, tornando a alternativa A a correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não tem nem o que questionar, GEOPOLITICA sem dúvidas .Kjéllen, foi o primeiro a utilizar o termo geopolitica em seus estudos. Embora existissem oitros estudos anteriores não utilizavam o termo geopolítica. Mackinder, foi o formulador de uma importante teoria geopolítica também, o Heartland assim como Spkiman, que defendia o Himland... Só pelos nomes dos autores mata a questão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo