“O problema, no entanto, é que mudar hábitos é mais difícil...
Amor Moderno Dispensa Idealizações
O amor romântico não vive só nas telas de cinema. A publicidade também prega o resgate do romantismo. A atmosfera da ________ com vinho, namorados se beijando na chuva e até mesmo a paquera por telefone ditam o comportamento neo-romântico e ajudam a vender produtos.
De acordo com o diretor de marketing da agência de propagando DPZ, a publicidade ________ o conceito de romantismo ___ modernidade. Para que uma idéia seja aceita pelo público, é necessário que a situação seja pertinente ao seu estilo de vida.
Machado explica que, se a mídia ignorar esse aspecto, vai facilmente despencar para o brega. “Impossível conceber, por exemplo, um comercial onde duas pessoas, de poder aquisitivo alto e residentes em uma metrópole, ficam em casa escrevendo cartas de amor." Na sua opinião, a dose exata de romantismo é aquela que melhor corresponde à modernidade: de forma objetiva, sem cenários idealizados.
(Karin Dauch - O Estado de São Paulo)
A expressão grifada é um conectivo de valor semântico adversativo. Por isso, pode ser substituído, sem alterar o significado do trecho, pela da alternativa:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Esta questão aborda o tema de coerência e coesão textual, especificamente sobre o uso de conectivos adversativos, que são responsáveis por ligar ideias com valores opostos ou contrastantes.
No trecho apresentado, temos a expressão "no entanto" grifada como um conectivo de valor adversativo. Isso significa que ela está sendo usada para introduzir uma ideia que contrasta com a anterior. A tarefa é encontrar outra expressão que possa substituí-la sem alterar o significado do trecho.
Vamos analisar as alternativas:
- A - Mas também. Esta expressão tem uma função aditiva, não adversativa. Ela adiciona uma ideia, em vez de contrastá-la. Portanto, não substitui "no entanto" adequadamente.
- B - Porquanto. Esta é uma conjunção causal, usada para apresentar uma causa ou explicação. Ela não tem valor adversativo, então não é uma substituição adequada.
- C - Porque. Esta é outra conjunção causal, semelhante a "porquanto", usada para introduzir uma explicação ou motivo. Não possui valor adversativo.
- D - Todavia. Esta é a alternativa correta. "Todavia" é uma conjunção adversativa, assim como "no entanto", e pode ser usada para expressar contraste entre ideias sem alterar o significado do texto.
Explicação da Alternativa Correta: A alternativa D - Todavia é a correta porque "todavia" é um conectivo de valor adversativo, que se encaixa perfeitamente no contexto de contraste que "no entanto" estabelece. Ambos conectivos introduzem uma ideia que se opõe ou contrasta com a anterior, mantendo o sentido original do texto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Adversativas: Mas, porém, entretanto, no entanto, toda via, não obstante, não, contudo...
Adversativas: Mas, porém, no entanto, toda via, não obstante, não, contudo..entretanto
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo