Antônio, técnico de um time de futebol, prometeu ao atacant...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q708099 Direito Civil
Antônio, técnico de um time de futebol, prometeu ao atacante do seu time a doação de valor significativo em dinheiro, caso o mesmo marcasse dois gols na final do campeonato e auxiliasse o seu time a obter o título. No referido negócio jurídico é CORRETO afirmar que existe
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A situação hipotética apresentada nos traz um caso onde se está presente uma condição para que o negócio jurídico seja considerado eficaz. O artigo 121 do Código Civil conceitua a condição como uma a cláusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto. As condições podem ser suspensivas ou devolutivas.

As condições suspensivas têm como característica a subordinação do efeito do negócio jurídico a um evento futuro e incerto, ou seja, o negócio jurídico somente produzirá efeitos se ocorrer o evento estipulado pelas partes.

Art. 125. Subordinando-se a eficácia do negócio jurídico à condição suspensiva, enquanto esta se não verificar, não se terá adquirido o direito, a que ele visa.

Art. 126. Se alguém dispuser de uma coisa sob condição suspensiva, e, pendente esta, fizer quanto àquela novas disposições, estas não terão valor, realizada a condição, se com ela forem incompatíveis.

Por outro lado, a condição resolutiva produz efeitos imediatamente. Em outras palavras, o negócio vigorará até a ocorrência da condição - que acarretará a extinção do direito - ou seja, é a ineficácia do negócio está subordinada a um evento futuro e incerto e não sua eficácia.

Art. 127. Se for resolutiva a condição, enquanto esta se não realizar, vigorará o negócio jurídico, podendo exercer-se desde a conclusão deste o direito por ele estabelecido.

Art. 128. Sobrevindo a condição resolutiva, extingue-se, para todos os efeitos, o direito a que ela se opõe; mas, se aposta a um negócio de execução continuada ou periódica, a sua realização, salvo disposição em contrário, não tem eficácia quanto aos atos já praticados, desde que compatíveis com a natureza da condição pendente e conforme aos ditames de boa-fé.

Assim, considerando que, no caso apresentado, a doação de um valor significativo em dinheiro por Antônio, técnico de um time de futebol, a um atacante do seu time, será efetivado apenas se o atacante marcar dois gols na final do campeonato e auxiliasse o seu time a obter o título, tem-se que ocorreu uma condição suspensiva a um efeito futuro e incerto.


GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 121 Considera-se condição a cláusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto .

CONDIÇÃO : evento futuro e INCERTO que condiciona o início dos efeitos do negócio jurídico.

Art. 131. O termo inicial suspende o exercício, mas não a aquisição do direito.

TERMO: evento futuro e CERTO que condiciona o início dos efeitos do negócio jurídico.

Art. 136. O encargo não suspende a aquisição nem o exercício do direito, salvo quando expressamente imposto no negócio jurídico, pelo disponente, como condição suspensiva.

ENCARGO/MODO : cláusula acessória à liberalidade, pela qual se impõe uma obrigação a ser cumprida pelo beneficiário. Gera direito adquirido a seu destinatário, que já pode exercer o seu direito, ainda que pendente o cumprimento da obrigação que lhe fora imposta.

Complementando... 

Art. 125. Subordinando-se a eficácia do negócio jurídico à condição suspensiva, enquanto esta se não verificar, não se terá adquirido o direito, a que ele visa.

Na condição resolutiva, de acordo com o art 127 do CC, o negócio irá vigorar enquanto a condição não se realizar.

Ex: Uma pessoa doa uma casa para alguém casado, com a condição de que essa pessoa não se separe do cônjuge. Caso haja o divórcio, o imóvel volta para a propriedade do doador.

Já o art. 125, do CC, trata da condição suspensiva, informando que, enquanto não ocorrer o implemento da condição, suspende-se o direito.

Ex: Um pai promete dar um carro para o filho, caso ele passe no vestibular. Enquanto o filho não passar no vestibular, ele não terá ganhará o carro.

Resposta = C

 

 

Uma dica que ajuda bastante:

Condição suspensiva: Partícula "se"; Ex: Te dou um carro SE você passar na vestibular. (evento futuro incerto)

Condição resolutiva: conjunção "enquanto"; Ex: Pago-lhe suas despesas ENQUANTO cursar a faculdade. (evento futuro e incerto)

Termo: conjunção "quando". Ex: Te dou um carro QUANDO você completar 18 anos. (Evento futuro e certo)

Encargo: conjunções “para que” ou “com o fim de” – e.g., dou-lhe um terreno PARA QUE você construa em parte dele um asilo. O donatário já recebe o terreno; se o asilo não for construído no prazo que o doador fixa, caberá revogação da doação – art. 555, CC (questão de eficácia).

 

 

Questão Q718133: mesma questão com gabarito letra A: encargo. Reproduzirei o comentário feito por um colega nessa questão:

 

"

Eduardo Antunes 

10 de Janeiro de 2017, às 02h28

Útil (0)

A mesma questão foi aplicada para advogado de uma autarquia municipal, no mesmo dia, no mesmo concurso e os gabaritos foram diferentes. Como me falaram sobre esse concurso: carta marcada! A Bio-Rio perdeu a pouca credibilidade que tinha."

 

Tem razão!!

 

Jesus é o caminho, a verdade e a vida!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo