Julgue o item seguinte, no que se refere à física e à quími...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2563021 Segurança e Transporte

Julgue o item seguinte, no que se refere à física e à química do fogo, ao comportamento do fogo e à integridade estrutural. 



A proteção estrutural contra incêndio inclui soluções como tinta intumescente, argamassa projetada e envelopamento com chapas de silicato de cálcio, que são aplicadas a proteção tanto da alvenaria estrutural quanto das estruturas metálicas do edifício.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa C está correta.

Para entender o porquê, vamos falar sobre a proteção estrutural contra incêndios. Este conceito é crucial para garantir que edifícios possam resistir ao calor extremo, mantendo sua integridade estrutural durante um incêndio. Essa proteção não só busca evitar a propagação do fogo como também protege a estrutura do edifício, especialmente aquelas partes feitas de materiais mais suscetíveis a altas temperaturas, como o aço.

Existem várias soluções que podem ser implementadas para alcançar esse objetivo. Entre elas, destacam-se:

  • Tinta Intumescente: Esta tinta é aplicada diretamente sobre a superfície das estruturas. Quando exposta ao calor, ela forma uma camada carbonizada, que atua como um isolante térmico, protegendo o material subjacente.
  • Argamassa Projetada: É uma camada de material aplicada sobre as superfícies para aumentar sua resistência ao fogo. Ela funciona como um isolante térmico, retardando a transferência de calor para a estrutura.
  • Envelopamento com Chapas de Silicato de Cálcio: Estas chapas são usadas para revestir a estrutura, protegendo-a das chamas e do calor direto. O silicato de cálcio é um excelente material isolante térmico.

A questão destaca que essas técnicas são utilizadas para proteger tanto a alvenaria estrutural quanto as estruturas metálicas do edifício. Ambas as formas de estruturação necessitam de proteção adequada, pois, embora o metal seja resistente, ele pode perder suas propriedades estruturais a altas temperaturas. Da mesma forma, a alvenaria estrutural precisa ser protegida para evitar fissuras e desmoronamentos.

Portanto, a afirmação presente na questão está correta (alternativa C) ao indicar que essas soluções são aplicadas para a proteção tanto de alvenaria quanto de estruturas metálicas, garantindo uma abordagem abrangente e eficaz no combate aos efeitos de um incêndio sobre as estruturas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

questão pesada pra combate incêndio palavras complicadas

Combate a Incêndio cobrado por todas as outras bancas:

"O fogo queima." Certo ou Errado.

Combate a Incêndio cobrado pela Cespe:

"Fogo é um processo térmico-oxidativo de plasma parcialmente ionizado, caracterizado pela interação de estados vibracionais e rotacionais moleculares, envolvendo cinética química de reações em cadeia autossustentáveis." Certo ou Errado.

Cuma????

Trata-se de uma pintura que protege estruturas metálicas de um possível colapso em uma situação de incêndio. Ela proporciona maior tempo para que os usuários saiam em segurança e o corpo de bombeiros chegue a tempo de combater o fogo, minimizando os danos.

 

     O esquema completo de pintura é composto por três camadas: primer, tinta intumescente e top coat (acabamento). Esta pintura é a melhor opção dentre todas as proteções passivas contra fogo que existem no mercado.

 

     As tintas intumescentes reagem ao entrar em contato com temperaturas superiores a 200°C, expandindo em mais de 50 vezes da sua espessura original de modo a criar uma camada isolante sobre o metal. O tempo requerido de resistência ao fogo (TRRF) pode variar de 30 a 240 minutos, conforme aspectos da edificação, seu tipo de uso e tipo de fogo.

Fonte:https://www.chromatech.eng.br//pinturaintumescente gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwlvW2BhDyARIsADnIe-LtczWJm1oz5ePATQ686zdafGazM798hgXTHGA1Gc1rvSsOsTBYwEwaAn1zEALw_wcB

A proteção estrutural contra incêndio controla o possível colapso do edifício durante um incêndio. Assim, aumenta as chances de salvar vidas e patrimônios durante o resgate e ação de combate ao fogo.Em geral, existem três maneiras de realizar essa proteção das estruturas, seja aplicando tinta intumescente, argamassa projetada ou realizando o envelopamento por meio de chapas de silicato de cálcio.

A solução construtiva deve ser considerada tanto para a proteção da alvenaria estrutural, quanto para a proteção contra incêndio em estrutura metálica. Além disso, é necessário sempre cumprir todas as exigências da ABNT e das normas técnicas do Corpo de Bombeiros.

A Norma ABNT NBR 15.575, por exemplo, trata do desempenho das edificações habitacionais, e um dos temas é a segurança estrutural e contra incêndios, visando a integridade física das pessoas e a própria segurança patrimonial. Entre as recomendações, estão presentes soluções que tenham por objetivo preservar a estabilidade estrutural da edificação.



https://www.promat.com/pt-br/construcao/blog/141969/protecao-estrutural-contra-incendio/#:~:text=Antes%20de%20mais%20nada%3A%20o,a%C3%A7%C3%A3o%20de%20combate%20ao%20fogo.

Eu imagino que o engenheiro, pelo teor da profissão, tenha um conhecimento prévio sobre esse tipo de objetos. Objetos estes, que nós de outras áreas de ciência, não temos tanto domínio.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo