A escolha de determinado método ou técnica como mais vantaj...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Metodologias Espontâneas (Ad hoc) - Utiliza a prática de reuniões entre especialistas de diversas áreas para obter dados e informações em tempo reduzido. São descritos os impactos ambientais positivos e negativos do empreendimento.
- Listagens (Check-List) - Tem relação padronizada dos fatores ambientais a partir das quais identificam-se os impactos provocados por um projeto específico. Vantagem: emprego imediato na avaliação qualitativa de impactos mais relevantes. Não considera relações de causa/efeito entre os impactos, é apenas para avaliações preliminares. Existem quatro tipos de listas: descritiva, comparativa, em questionário e ponderável.
- Matriz de Interação - É a identificação de impactos diretos. É representado por um gráfico (definidos pelo cruzamento de linhas e colunas). A Matriz de Leopold é uma das mais conhecidas e utilizadas mundialmente.
- Redes de Interação (Networks) - As redes têm por objetivo as relações precedência entre ações praticadas pelo empreendimento e os consequentes impactos de 1° e demais ordens. Vantagens: introdução de parâmetros probabilísticos, mostrando tendências. Orienta as medidas a serem propostas para o gerenciamento dos impactos identificados (programas de manejo, monitoramento e controle ambientais, etc).
- Metodologias Quantitativas - associa valores aos aspectos qualitativos que possam ser formulados durante a avaliação de impactos de um projeto. Apresenta boas informações para caracterizar a situação ambiental, com termos de precisão dos impactos que possam ser gerados.
- Métodos de Simulação - São modelos matemáticos destinados a representar o comportamento dos parâmetros ambientais ou das relações de causa e efeito de determinadas ações. É um método útil em projetos de usos múltiplos e pode ser utilizado mesmo após o início de operação de um empreendimento. Desvantagens: custo elevado, o uso de computadores e a representação imperfeita de qualidade.
- Mapas de Superposição (Overlays) - É a técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), permite aquisição, armazenamento, análise e representação de dados ambientais, produzindo a síntese da situação ambiental de uma área geográfica. Utiliza mapas temáticos, tornando mais ágil o uso. Não avalia a magnitude do impacto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo