No caso de pilares presentes nas estruturas usuais de edifíc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2219433 Engenharia Civil
No caso de pilares presentes nas estruturas usuais de edifícios, pode-se classificá-los de acordo com sua posição relativa. Para cada uma dessas classificações, deve-se adotar procedimento específico para o cálculo. Assinale a opção que relaciona corretamente a classificação de pilares e o procedimento para o cálculo.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

10.1 Pilar Intermediário

Nos pilares intermediários (Figura 21) considera-se a compressão centrada na situação de projeto, pois como as lajes e vigas são contínuas sobre o pilar, pode-se admitir que os momentos fletores transmitidos ao pilar sejam pequenos e desprezíveis. Não existem, portanto, os momentos fletores MA e MB de 1a ordem nas extremidades do pilar, como descritos no item 8.3. 

10.2 Pilar de Extremidade

Os pilares de extremidade, de modo geral, encontram-se posicionados nas bordas das edificações, sendo também chamados pilares laterais ou de borda. O termo “pilar de extremidade” advém do fato do pilar ser extremo para uma viga, aquela que não tem continuidade sobre o pilar, como mostrado na Figura 22. Na situação de projeto ocorre a flexão composta normal, decorrente da não continuidade da viga. Existem, portanto, os momentos fletores MA e MB de 1a ordem em uma direção do pilar, como descritos no item 8.3.

10.3 Pilar de Canto

De modo geral, os pilares de canto encontram-se posicionados nos cantos dos edifícios, vindo daí o nome, como mostrado na Figura 24. Na situação de projeto ocorre a flexão composta oblíqua, decorrente da não continuidade das vigas apoiadas no pilar. Existem, portanto, os momentos fletores MA e MB de 1a ordem, nas suas duas direções do pilar, ou seja, e1x e e1y . Esses momentos podem ser calculados da mesma forma como apresentado nos pilares de extremidade.

Fonte: Bastos, Paulo Sérgio dos Santos. FLEXÃO COMPOSTA E PILARES DE CONCRETO ARMADO. Bauru: Universidade Estadual Paulista, 2021, 178.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo