A tecnologia RAID é utilizada em servidores do Tribunal Regi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q465659 Redes de Computadores
A tecnologia RAID é utilizada em servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 2a Região, pois pode proporcionar uma maior segurança aos arquivos e sistemas operacionais da instituição. Carlos atua como técnico judiciário e foi chamado para fornecer a solução RAID adequada para as seguintes situações:

I. é necessário espelhar as informações de um projeto em um segundo disco rígido. O sistema deve gravar os dados ao mesmo tempo nos dois discos. Os dados devem ficar protegidos, de forma que caso um dos discos falhe, o sistema continue funcionando normalmente. São necessários 2 discos, um para manter os arquivos do projeto e outro para espelhar o primeiro.

II. são usados vários discos rígidos para armazenar os dados do sistema. A paridade deve ser armazenada de forma alternada em todos os discos. Se qualquer um dos discos contidos no sistema tiver algum tipo de problema, o mesmo poderá ser substituído e reconstruído através de um processo chamado rebuild. Deve haver garantia da integridade dos dados mesmo com falha de dois dos HDs ao mesmo tempo.

Estão corretas as seguintes soluções:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito Correto: B - I- RAID 1; II- RAID 6

Para resolver essa questão, é importante entender o que é a tecnologia RAID (Redundant Array of Independent Disks), que é utilizada para configurar múltiplos discos rígidos com o objetivo de melhorar o desempenho e/ou oferecer redundância, aumentando a segurança dos dados armazenados.

No Item I, é descrito um cenário que requer espelhamento de dados. O espelhamento é uma técnica que consiste em duplicar os dados em dois discos rígidos de forma que um seja a cópia exata do outro. Isso é feito para garantir que, se um disco falhar, o outro possa continuar operando sem perda de dados. Este método é conhecido como RAID 1. Esta configuração requer exatamente dois discos e fornece uma redundância perfeita dos dados, satisfazendo a necessidade descrita.

No Item II, a questão descreve um sistema que utiliza vários discos, com armazenamento de paridade distribuída entre eles, e a capacidade de continuar operando mesmo com a falha de dois discos. A paridade é um método usado para reconstruir os dados perdidos de um disco que falhou. A configuração que oferece estas características é conhecida como RAID 6. Ela usa dois conjuntos de paridade distribuídos por todos os discos no array, permitindo a falha de até dois discos sem perda de dados. Assim, esta opção atende plenamente ao que foi solicitado.

As outras alternativas oferecem configurações RAID que não correspondem aos requisitos descritos nos itens I e II:

  • RAID 0 não oferece redundância e, portanto, não protege contra falhas de disco.
  • RAID 2, RAID 3 e RAID 4 são menos comuns e não oferecem as características específicas exigidas pelo cenário proposto.
  • RAID 10 (ou 1+0) oferece redundância e desempenho, mas não foi mencionado na questão como solução necessária.
  • RAID 5 oferece redundância com paridade, mas só pode suportar a falha de um único disco, não dois como exigido no Item II.

Portanto, a alternativa B é a única que atende aos dois cenários descritos na questão com as soluções RAID adequadas para cada situação.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

RAID 1: Com esse sistema, ambos os HDs ficam programados para serem espelhados. Quando o computador grava 100mb de dados em um dos discos, ele também armazenará os 100MB no outro disco. Se um dos discos falhar, não tem problema, pois o outro tem uma cópia atualizada de todo seu conteúdo.
RAID 2: Apesar de menos usado hoje em dia, o RAID 2 era utilizado na época em que os HDs não tinham contagem de erros. Sendo assim, ao invés de paridade você conta com um HD que utiliza ECC (Error Correcting Code) para diminuir a taxa de erros em seu disco rígido. Atualmente, existem soluções melhores para evitar erros em seu HD, o que o torna obsoleto.

RAID 3: Um dos modos mais raros de se ver sendo usado. Ele separa os arquivos em bytes, não em blocos como se ve normalmente. Um disco é utilizado para paridade. Apesar de conter leitura e gravação rápida, os discos tem de girar em sincronia para obter os dados. Leitura aleatória de dados dentro do HD também sofre com desempenho.

RAID 4: Com a necessidade de se ter três HDS, o RAID 4 armazena todos os dados desses HDs em um disco reservado de paridade. O problema nesse caso vem de que sua velocidade não é tão boa, graças a ter um disco inteiramente reservado de paridade. Assim como o RAID 2, é pouco usado fora de empresas.

RAID 5: Para se usar o RAID 5 é necessário no mínimo três HDs. As informações de paridade são divididas em vários HDs, sendo assim, se um HD falhar, os dados continuarão armazenados em outros HDs. Sua desvantagem vem de que é um sistema relativamente complexo de gerenciamento de HDs, mas conta com uma leitura rápida.
RAID 6: Similar ao RAID 5, mas com uma proteção de segurança a mais por um bloco de paridade extra. São dois blocos para cada bit de dados armazenado nos HDs. Se dois HDs falharem em um RAID 5, você não terá seus dados armazenados, o que pode ocorrer em RAID 6 e você ainda poderá ter seus arquivos salvos. Não são todos os HDs que aceitam o RAID 6.
RAID 10: Também conhecido como RAID 1+0, esse sistema divide os dados entre os discos primários e espelha os dados nos discos secundários. Sendo assim, ele mantém o desempenho do RAID 0 com a segurança do RAID 1.

Gabarito B

A grande dúvida foi em questão a segunda alternativa, pois a primeira foi dada...(espelhar as informações de um projeto - São necessários 2 discos) sem dúvidas RAID 1.

 

RAID 6

É um padrão relativamente novo, suportado por apenas algumas controladoras. É semelhante ao RAID 5, porém usa o dobro de bits de paridade, garantindo a integridade dos dados caso até 2 dos HDs falhem ao mesmo tempo. Mínimo de 4 HDs para ser implementado. Ao usar 8 HDs de 20 GB cada um, em RAID 6, teremos 120 GB de dados e 40 GB de paridade.

Vantagem:

possibilidade falhar 2 HDs ao mesmo tempo sem perdas.

Desvantagens:

precisa de N+2 HDs para implementar por causa dos discos de paridade;

escrita lenta;

sistema complexo de controle dos HDs.

 

"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !

Show de bola, Ibsen.

 

A vantagem de quem fez a prova e conhecia, pelo menos o RAID 1, é que conseguiria acertar essa questão apenas com a afirmativa I, pois só uma alternativa começa com esse tipo de RAID.

 

De qualquer forma, informações relevantes sobre o RAID 6.

 

Valeu.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo