Segundo Marras (2011), a GSSO (Gestão em Segurança e Saúde O...
Segundo Marras (2011), a GSSO (Gestão em Segurança e Saúde Ocupacional) é uma área que se relaciona direta e indiretamente com proteção à saúde do trabalhador, no que diz respeito à aquisição de patologias tipicamente relacionadas ao trabalho, ou a agentes resultantes dele, tais como ergonomia, insalubridade, toxicologia e controles clínicos. Corrêa e Corrêa (2012) evidenciam que a melhor maneira de assegurar um ambiente de trabalho apropriado, evitando riscos e problemas ocupacionais, é por intermédio de um efetivo controle sistemático do ambiente laboral. Conforme Corrêa e Corrêa (2012), alguns conceitos são classificados como essenciais para uma perfeita compreensão das modalidades que envolvem a gestão de saúde e segurança ocupacional, entre os quais: acidente, auditoria, fatores externos, perigo, identificação do perigo, objetivos de saúde e segurança, vigilância de saúde, problema de saúde, incidente, fatores internos, sistema de gerenciamento, organização; risco, avaliação de risco, levantamento de situação, alvo ou meta. Nesse sentido, se pode afirmar que:
1. as forças da organização podem afetar sua capacidade de realizar a política de saúde e segurança, tais como reorganização ou cultura interna, e;
2. o conjunto, com qualquer nível de complexidade, de pessoas, recursos e procedimento, cujos componentes interagem de maneira organizada, de modo a permitir que se realize determinada tarefa ou que se atinja ou se mantenha determinado resultado.
Assinale a alternativa CORRETA que representa respectivamente os termos do enunciado dos itens 1 e 2.