(Concurso Milagres/2018) Ruy Moreira, no livro “Sociedade ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1798290 Geografia
(Concurso Milagres/2018) Ruy Moreira, no livro “Sociedade e Espaço geográfico no Brasil” (2015), apresenta uma importante análise sobre a organização e reorganização histórica do território nacional. Assinale o único item INCORRETO sobre esta temática:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra E.

Vamos entender por que a alternativa E está incorreta e analisar as demais opções.

Alternativa A: Esta alternativa menciona a origem da organização geográfica da sociedade brasileira a partir da colonização portuguesa. Ela destaca a distribuição do espaço indígena em grandes domínios de propriedade, que deu origem a uma estrutura de poder fundiário, territorial e político dos colonos. Esse processo é historicamente verídico e está correto dentro do contexto apresentado por Ruy Moreira.

Alternativa B: A relação terra-território-senhorio e a formação de uma sociedade rural no século XVIII, com a influência de traços culturais de um mundo em integração, é uma análise condizente com o processo histórico de colonização e a organização do espaço no Brasil. A descrição está correta.

Alternativa C: Esta alternativa aborda a transição do século XVIII para o XIX, destacando o fim do sistema colonial e a nova arrumação do espaço brasileiro, com a centralidade do plantio de café. A transformação mencionada na alternativa é historicamente precisa e está correta.

Alternativa D: A alternativa discute a industrialização inicial (1870-1950), que reproduziu o arranjo disperso da organização plantacionista e depois se tornou central na organização do espaço brasileiro. Esses pontos são consistentes com a análise histórica e estão corretos.

Alternativa E: A alternativa sugere que o deslocamento que diminui o ritmo das cidades médias e pequenas continua a acelerar o das cidades metropolitanas, sendo o movimento das concentrações centralizado pela disseminação agroindustrial. Esse ponto está INCORRETO, pois não é adequado afirmar que a disseminação agroindustrial traga para seu centro o movimento das concentrações, especialmente considerando que o desenvolvimento agroindustrial tende a distribuir de forma mais dispersa a atividade econômica fora dos grandes centros urbanos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão BEM DIFÍCIL!! Porém, a alternativa E abre brechas para ser a alternativa INCORRETA. Vamos lá. Após a desconcentração industrial, o fluxo migratório passou a deslocar do centro metropolitano para as cidades médias, em virtude de vários aspectos, entre eles, melhor qualidade de vida e acessibilidade a serviços básicos da população. O proceso chama-se de desmetropolização. Onde as cidades polarizadoras (metrópoles) estão reduzindo a população, não aumentando. LETRA E APMBB

Simultâneo ao deslocamento que diminui o ritmo expansivo das cidades médias e pequenas, ao tempo que ainda acelera o das cidades metropolitanas, a disseminação agroindustrial traz para seu centro o movimento das concentrações.

Pelo ao contrário, aumenta! Cidades metropolitanas tem um custo maior para industrializar, cidades médias e pequenas tem um espaço com custo melhor, sendo uma área desvalorizada. Chamamos isso de desconcentração industrial.

GAB-E

Simultâneo ao deslocamento que diminui o ritmo expansivo das cidades médias e pequenas, ao tempo que ainda acelera o das cidades metropolitanas, a disseminação agroindustrial traz para seu centro o movimento das concentrações.

TENHO ESSE LIVRO AQUI EM CASA.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo