Sobre o equilíbrio hidroeletrolítico no período neonatal, an...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912332 Medicina
Sobre o equilíbrio hidroeletrolítico no período neonatal, analise as afirmativas a seguir.
I. A baixa excreção renal de potássio decorre de menor atividade da bomba Na-K-ATPase, da menor resposta do rim neonatal à aldosterona e da menor taxa de filtração glomerular.
II. A diurese pós-natal é de aproximadamente 1-3 ml/Kg/h em RN a termo e é menor em prematuros.
III. Durante os primeiros dias de vida, as alterações na concentração de sódio refletem, principalmente, alterações na ingestão e na perda de água, e não alterações no balanço de sódio.
Está correto o que se afirma em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmativa I está correta, pois a menor atividade da bomba Na-K-ATPase e a menor resposta do rim neonatal à aldosterona são fatores que contribuem para a baixa excreção renal de potássio. Além disso, a menor taxa de filtração glomerular também contribui para essa baixa excreção de potássio. Já a afirmativa II está parcialmente correta, pois a diurese pós-natal é menor em prematuros, mas pode chegar a 5 ml/Kg/h em RN a termo. Por fim, a afirmativa III está correta, pois as alterações na concentração de sódio nos primeiros dias de vida são influenciadas principalmente pela ingestão e perda de água, e não pelo balanço de sódio. Portanto, a resposta correta é a alternativa C - I e III, apenas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo