Para segurança do paciente, é necessário o incentivo ao uso ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: HEMOPA Prova: IADES - 2019 - HEMOPA - Técnico de Enfermagem |
Q1123416 Enfermagem
Para segurança do paciente, é necessário o incentivo ao uso de pelo menos dois identificadores para se confirmar a identidade de um paciente na admissão, na transferência para outro hospital e antes da prestação de cuidados. Em pediatria, é também indicada a utilização do(s) seguinte(s) identificador(es):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - nome da mãe da criança.

A questão aborda a importância da utilização de identificadores na confirmação da identidade dos pacientes. Essa prática é fundamental para a segurança do paciente, especialmente em pediatria, onde os pacientes geralmente são incapazes de se comunicar efetivamente.

Na prática clínica, é recomendado o uso de pelo menos dois identificadores para garantir que os cuidados sejam prestados ao paciente correto. Esses identificadores devem ser constantes e facilmente verificáveis. Em pediatria, o nome da mãe da criança é um identificador adicional efetivo, já que a criança pode não ter documentos ou não ser capaz de responder perguntas de identificação.

Justificativa das Alternativas:

A - peso e altura da criança ao nascer: O peso e a altura ao nascer podem variar rapidamente, especialmente logo após o nascimento, tornando-os pouco confiáveis como identificadores fixos. Além disso, esses dados não são únicos e não ajudam na identificação diária.

B - cor da pele da criança: A cor da pele não é um identificador confiável, pois é subjetiva e pode ser interpretada de diferentes maneiras. Ela não proporciona uma forma única de identificação.

C - nome da mãe da criança: Esta alternativa é correta porque o nome da mãe é um dado constante e verificável, frequentemente utilizado como um identificador adicional em pediatria.

D - horário do nascimento: O horário do nascimento não é único para cada criança e não é prático ou comum usá-lo como identificador em um ambiente clínico.

E - profissional responsável: O nome do profissional responsável por cuidar da criança não é um identificador do paciente; ele identifica quem está prestando os cuidados, não o paciente em si.

É fundamental que os profissionais de saúde sejam meticulosos na identificação dos pacientes, pois isso reduz erros, como a administração de medicamentos ou tratamentos ao paciente errado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

nome da mãe da criança.

Resposta letra C

EX: RN, de Maria Madalena Carvalho .

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo