Com relação às medidas de prevenção de sepse neonatal na UTI...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912339 Medicina
Com relação às medidas de prevenção de sepse neonatal na UTI, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmativa incorreta é a alternativa A - Uso de fórmula láctea hidrolisada. As medidas de prevenção da sepse neonatal na UTI incluem a revisão diária da necessidade de manutenção do cateter profundo e a retirada imediata quando não for mais necessário, a escolha de antibióticos de menor espectro e desescalonamento dos mesmos após o resultado do antibiograma, a detecção de pacientes colonizados por microrganismos multirresistentes para instalação de precaução de contato e a aspiração traqueal com sistema fechado e manutenção da cabeceira elevada. A fórmula láctea hidrolisada não está diretamente relacionada à prevenção da sepse neonatal na UTI, embora possa ser usada em algumas situações clínicas específicas.

A alternativa correta é A. Uso de forma láctea hidrolisada.

Justificativa: O uso de fórmula láctea hidrolisada não é uma medida padrão de prevenção de sepse neonatal na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Medidas de prevenção de sepse na UTI neonatal incluem práticas para minimizar a introdução e propagação de infecções, como o manejo adequado de cateteres, a escolha e ajuste de antibióticos com base em antibiogramas, a detecção e isolamento de pacientes com microrganismos multirresistentes e técnicas adequadas de aspiração traqueal.

Análise das demais alternativas:

  • B) Revisar diariamente a necessidade de manutenção dos cateteres profundos; retirar imediatamente quando não for mais necessário: Correta. Esta prática ajuda a reduzir o risco de infecções associadas a cateteres.
  • C) Escolher antibióticos de menor espectro e desescalonar antibióticos após o resultado do antibiograma: Correta. Uso racional de antibióticos baseado em resultados de culturas ajuda a prevenir a resistência antimicrobiana e trata infecções de forma eficaz.
  • D) Detecção de pacientes colonizados por microrganismos multirresistentes para instalação de precaução de contato: Correta. Identificar e isolar pacientes com microrganismos multirresistentes é crucial para controlar a disseminação de infecções na UTI.
  • E) Aspiração traqueal com sistema fechado, manter a cabeceira elevada: Correta. Essas práticas ajudam a prevenir infecções respiratórias e são parte das medidas de controle de infecções na UTI.

Pontos chave:

  • Manejo de cateteres: Revisão diária e remoção imediata quando não necessário.
  • Uso de antibióticos: Baseado em antibiogramas e desescalonamento adequado.
  • Precauções de contato: Isolamento de pacientes com microrganismos multirresistentes.
  • Técnicas de aspiração traqueal: Uso de sistema fechado e manter a cabeceira elevada para prevenir infecções.

Resumo: A medida de prevenção de sepse neonatal mencionada na alternativa A, uso de forma láctea hidrolisada, não é correta. As demais medidas listadas nas outras alternativas são práticas adequadas de prevenção de infecções na UTI neonatal. Portanto, a alternativa correta é A.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo