Quando a transfusão é de urgência, o médico do paciente dev...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: HEMOPA Prova: IADES - 2019 - HEMOPA - Técnico de Enfermagem |
Q1123423 Enfermagem
Quando a transfusão é de urgência, o médico do paciente deve pesar o risco de transfundir sangue não compatibilizado ou parcialmente compatibilizado com o risco de privar o paciente do oxigênio transportado pelas hemácias. O tempo gasto no preparo de um componente eritrocitário para um paciente desconhecido com pesquisa de anticorpos negativa é de, no mínimo,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Exames Laboratoriais e informações pertinentes sobre Hemotransfusão.

Segundo as recomendações oficiais como o Manual de Transfusão Sanguínea para Médicos (2017), no capitulo 3 e a Cartilha Transfusional do Hospital Federal dos Servidores do Estado, ambos para profissionais de saúde para transfusão de urgência: O TEMPO MÍNIMO PARA REALIZAR TODAS AS PROVAS NECESSÁRIAS PARA LIBERAR UM HEMOCOMPONENTE É DE 40 MINUTOS, APÓS A CHEGADA DA AMOSTRA DE SANGUE NO BANCO DE SANGUE.

Além disso, na transfusão de urgência não é feita a prova de compatibilidade completa; Há risco de transfusão não compatível (parcial ou total); Só se justifica a liberação de sangue sem prova de compatibilidade em casos de extrema urgência; O médico assistente se responsabiliza assinando o "Termo de Responsabilidade", assim como o médico do Serviço de Hemoterapia; Liberado sangue "O", quando não se conhece o grupo sangüíneo do paciente; Rh negativo para meninas e mulheres em idade fértil; O Serviço de Hemoterapia prossegue com os testes de compatibilidade.

Gabarito do Professor: Letra B.

Referencia: Bonequini Júnior, Pedro; Garcia, Patrícia Carvalho. Manual de transfusão de sanguínea para médicos HCFMB.Botucatu: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho", HC/FMB, 2017

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Essa questão trata do tempo necessário para preparar um componente eritrocitário para um paciente desconhecido com pesquisa de anticorpos negativa em uma transfusão de urgência. É importante lembrar que a transfusão de sangue deve ser feita com cuidado, pois há riscos de reações adversas. Portanto, é importante pesar o risco de transfundir sangue não compatibilizado ou parcialmente compatibilizado com o risco de privar o paciente do oxigênio transportado pelas hemácias. A resposta correta é a alternativa B, que afirma que o tempo mínimo gasto no preparo é de 40 minutos. Esse tempo é necessário para realizar os testes de compatibilidade sanguínea e garantir que o sangue transfundido seja seguro para o paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo