Sobre o uso de surfactante exógeno na Síndrome do Desconfort...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912342 Medicina
Sobre o uso de surfactante exógeno na Síndrome do Desconforto Respiratório, analise as afirmativas a seguir.
I. O surfactante exógeno deve ser administrado em todos os RNs com diagnóstico da síndrome, se houver necessidade de VM invasiva e FiO2 de pelo menos 30-40%.
II. Durante a instilação podem ocorrer alguns efeitos colaterais: bradicardia, obstrução das vias aéreas e hemorragia pulmonar.
III. Uma dose adicional de surfactante pode ser feita 6h após a primeira dose se o RN continuar em VM e com FiO2 alta.
Está correto o que se afirma em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A síndrome do desconforto respiratório é uma condição comum em bebês prematuros em que as estruturas dos pulmões ainda não estão completamente desenvolvidas. O surfactante é uma substância presente nos pulmões que ajuda a manter as vias aéreas abertas e facilita a respiração. Na Síndrome do Desconforto Respiratório, a administração do surfactante exógeno é necessária em bebês que precisam de ventilação mecânica invasiva e têm uma FiO2 de pelo menos 30-40%. As afirmativas II e III também são corretas, pois a instilação de surfactante pode causar alguns efeitos colaterais, como bradicardia, obstrução das vias aéreas e hemorragia pulmonar, e uma dose adicional pode ser necessária se o bebê ainda estiver em ventilação mecânica com alta FiO2. Portanto, a resposta correta é a alternativa E.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo