Em seu As Regras do Método Sociológico (1895), Durkh...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: SEDUC-AM Prova: FGV - 2014 - SEDUC-AM - Professor - Sociologia |
Q491927 Sociologia
Em seu As Regras do Método Sociológico (1895), Durkheim afirmou que a sociologia tem como objeto de investigação os modos de fazer, mais ou menos convencionados, capazes de exercer sobre o indivíduo uma coerção externa, ou os modos de fazer que são gerais em uma dada sociedade. E, por modos de fazer, ele entendia modos de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo.

A esse respeito, assinale a opção que identifica corretamente o objeto da investigação sociológica para Durkheim.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - O fato social.

O sociólogo francês Émile Durkheim, em sua obra As Regras do Método Sociológico (1895), define o objeto de estudo da sociologia como os fatos sociais.

Esses fatos sociais são modos de agir, pensar e sentir que são exteriores ao indivíduo, mas que possuem um poder de coerção sobre ele. São generalizados na sociedade e independem da vontade individual, o que os torna distintos das ações meramente individuais.

Vamos analisar as alternativas para entender por que a correta é a alternativa C e porque as outras estão incorretas:

A - A motivação social: Esta alternativa está incorreta porque a motivação social refere-se às razões ou motivações que levam os indivíduos a agir de certa forma, o que está mais relacionado ao campo da psicologia social, e não ao conceito de fato social de Durkheim.

B - O comportamento social: Embora comportamento social seja um conceito importante na sociologia, ele não capta a essência do que Durkheim chama de fato social. Comportamento social pode referir-se a qualquer ação em um contexto social, enquanto o fato social inclui uma dimensão de coerção e externalidade específica.

C - O fato social: Correta. Durkheim define o fato social como algo que é geral na sociedade, externo ao indivíduo e que exerce uma coerção sobre ele. Exemplos de fatos sociais incluem normas, valores, instituições, leis e costumes que influenciam o comportamento dos indivíduos.

D - A tradição social: Embora tradições sociais sejam uma parte dos fatos sociais, esta alternativa é muito limitada. Tradições são apenas um tipo de fato social e não abarcam toda a gama de fenômenos que Durkheim queria abranger com este conceito.

E - O costume social: Similar à alternativa D, o costume social é apenas um aspecto de fato social. Costumes são práticas repetidas e aceitas em uma sociedade, mas não incluem todas as formas de coerção e normas sociais que Durkheim descreve.

Portanto, a alternativa que melhor define o objeto da investigação sociológica para Durkheim é C - O fato social.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Se são exteriores , marque fato social.

Uma maneira de explicar isso é que , quando nascemos , a maioria das coisas já existem, o casamento, os símbolos, a moeda, tudo já é exterior a nós, é um fato que existem,ou seja, essas coisas têm existência própria.

LETRA C

APMBB

PMCE 2021!!

Letra C.

Para Durkheim a sociologia do direito se ocupa do estudo do direito como fato social. A sociologia jurídica não desenvolve estudos visando o comportamento social como fim, mas sim analisando a eficácia ou efetividade das normas no plano social.

Ação social está para Weber assim como Fato Social está para Durkeim:

  • Ação Social de Max Weber:Max Weber, um dos fundadores da Sociologia, definiu a ação social como o comportamento humano que tem significado e é orientado em relação a outros indivíduos. Ele identificou quatro tipos fundamentais de ação social:Ação social racional com relação a fins: Nesse caso, a ação é estritamente racional, visando alcançar um objetivo específico. O indivíduo escolhe os melhores meios para atingir esse fim.
  • Ação social racional com relação a valores: Aqui, o valor (ético, religioso, político ou estético) orienta a ação, não o objetivo em si.
  • Ação social afetiva: Movida por sentimentos como orgulho, paixão ou medo.
  • Ação social tradicional: Baseada em costumes e hábitos arraigados.

(.................)

  • Para Weber, o papel do sociólogo é compreender o sentido dessas ações sociais e encontrar os nexos causais que as determinam.
  • Fato Social de Émile Durkheim:Durkheim, outro importante sociólogo, introduziu o conceito de fato social. Esses fatos são regras e padrões de comportamento estabelecidos na sociedade. Diferentemente de Weber, Durkheim buscava maior objetividade em seus estudos, tratando os fatos sociais como “coisas” a serem analisadas de forma imparcial.
  • Enquanto Weber focava na individualidade e no sentido das ações, Durkheim enfatizava a influência da sociedade sobre os indivíduos e a importância de estudar esses padrões coletivos.

Bons estudos

Rm 12:12

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo