Quanto à correção gramatical, à coesão e à coerência da pro...
Texto para o item.
Internet:<tribunadonorte.com.br>
Quanto à correção gramatical, à coesão e à coerência da proposta de reescrita para cada um dos trechos destacados do texto, julgue o item.
“Estão sendo pensados projetos
estruturantes” (linhas 40 e 41): Estamos planejando
projetos estruturantes
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (9)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: ERRADO.
Quando dizemos "estão sendo pensados projetos...", indeterminamos o agente da passiva: "projetos estruturantes estão sendo pensados por alguém".
Na reescrita, quando dizemos:"estamos planejando projetos estruturantes", percebemos a existência do sujeito oculto por meio da locução verbal: Nós estamos planejando projetos estruturantes.
>> Quando você diz "nós", determina o agente da passiva (projetos estruturantes estão sendo planejados por nós). Isso ocasiona mudança no sentido original, portanto não é uma proposta de reescrita adequada para o trecho.
Qualquer erro, notifique-me pelo privado.
Bons estudos! :)
Gabarito: errado
É necessário ter atenção ao comentário que apenas encontra uma justificativa genérica para o gabarito apresentado;
Solicita-se julgamento da proposta de nova redação, considerando-se correção, coesão e coerência:
“Estão sendo pensados projetos estruturantes” (linhas 40 e 41) por "Estamos planejando projetos estruturantes".
É importante conceituar de forma didática, estabelecendo diferenças, os elementos correção, coesão, coerência e sentido:
Correção: É a escorreita grafia dos termos, pontuações, colocação, acentuação e tudo que envolva a correta estruturação do enunciado.
Coesão: É a conexão, a harmonia estabelecida entre termos que compõem uma mesma construção, evitando-se repetições desnecessárias e garantindo a correta sequência textual.
Coerência: É a existência de um sentido geral, de uma ideia possível dentro de um contexto normal. Uma passagem é coerente quando sua informação possui sentido.
Sentido: É a ideia enunciativa particular de cada construção. É definida pelo enunciador.
---
A banca solicita manutenção da correção, coesão e coerência gramatical, de modo que a passagem deve estar corretamente escrita, seus elementos devem ser harmônicos e a ideia transmitida deve ser palpável. Não sendo solicitada a manutenção semântica, não se faz necessário manter o sentido original.
A nova redação adiciona um sujeito à estrutura originalmente construída em forma de voz passiva sintética com sujeito indeterminado (sem indicação de agente da passiva). A introdução de tal sujeito de primeira pessoa do plural, sem possibilidade de retomada de um referente contextual, fere a coesão e a coerência da passagem.
Não há mudança no sentido que justifique o gabarito, elemento que não é cobrado pela banca, mas incoerência ao introduzir um sujeito de primeira pessoa do plural sem referente expresso ou retomável.
A questão pegou pelo SUJEITO da frase anterior que era Indeterminado e passou a ser OCULTO (nós)
CESPE e suas cespices...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo