Acerca das cromatografias líquida e gasosa e da espectrometr...
Situação hipotética: Uma amostra contendo apenas metilbenzeno e etoxibenzeno, com coluna de microesferas de zircônia (ZrO2) recoberta com poli(butadieno) foi eluída com acetonitrila a 20% em volume em água. O seguinte gráfico mostra um cromatograma obtido por cromatografia líquida para essa amostra.
Assertiva: Nesse gráfico, os picos 1 e 2 se referem aos compostos etoxibenzeno e metilbenzeno, respectivamente.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não sei se meu raciocínio está certo, mas pensei o seguinte: O Etoxibenzeno tem oxigêneo em sua composição, então ele é mais POLAR do que o Metilbenzeno. Sendo que o eluente é Acetonitrila + Água (que são compostos Polares) então ele elui mais rápido do que o outro, saindo primeiro no espectro.
Minha dica é sempre rabiscar a estrutura tanto do solvente quanto dos compostos e ver qual é a polaridade. se vc dominar o que é polar e o que é apolar vc sempre acerta essas questões :)
concordo com a Paula, so tive um pensamento um pouco diferente, foi pela interação com a fase estacionaria, sabendo que a fase movel era mais POLAR a fase estacionaria seria mais APOLAR logo o composto que fosse mais APOLAR iria interagir mais com a fase estacionaria e ter um tempo de retenção maior, enquanto o outro que não fosse interagir tanto iria eluir em um tempo menor por toda a coluna
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo