RN com Síndrome de Down não tolerou as tentativas de alimen...
O diagnóstico provável é
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para a questão proposta, a alternativa correta é a letra C: atresia duodenal.
Vamos entender o porquê:
Tema central da questão: A questão aborda um recém-nascido (RN) com Síndrome de Down que apresenta dificuldade para se alimentar, vômitos e desidratação. O exame radiológico revela o "sinal da dupla bolha", um indicador importante em neonatologia. Para resolver esta questão, é necessário reconhecer que o "sinal da dupla bolha" no raio-X é clássico da atresia duodenal.
Justificativa da alternativa correta (C - atresia duodenal): A atresia duodenal é uma malformação congênita onde há uma obstrução ou ausência de formação do lúmen do duodeno. Essa condição é frequentemente associada a Síndrome de Down. O "sinal da dupla bolha" surge porque há acúmulo de gás no estômago e na primeira porção do duodeno, sem progressão do contraste além desse ponto.
Análise das alternativas incorretas:
- A - Íleo meconial: Este é um tipo de obstrução intestinal que ocorre em recém-nascidos com fibrose cística. O raio-X não mostra o "sinal da dupla bolha", mas sim um acúmulo de mecônio espesso no íleo.
- B - Atresia pilórica: Diferente da atresia duodenal, a atresia pilórica é uma obstrução do piloro, que leva a vômitos não biliosos. Não estaríamos esperando ver o "sinal da dupla bolha" nesse caso.
- D - Ânus imperfurado: Esta é uma malformação anal que impede a passagem das fezes, mas não se relaciona ao "sinal da dupla bolha" no raio-X abdominal.
- E - Megacólon agangliônico: Também conhecido como Doença de Hirschsprung, esta condição causa obstrução intestinal distal, mas, novamente, não está associada ao "sinal da dupla bolha".
Compreender as características clínicas e radiológicas associadas a cada condição é essencial para a resolução de questões em neonatologia e pediatria. Se você puder reconhecer sinais clássicos como o "sinal da dupla bolha", estará mais preparado para identificar condições como a atresia duodenal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo