De acordo com a Instrução Normativa do Calendário Nacional d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2540752 Enfermagem
De acordo com a Instrução Normativa do Calendário Nacional de Vacinação (Brasil, 2024), é CORRETO afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A.

A - Sobre a vacina BCG:

Esta alternativa está correta conforme as orientações do Calendário Nacional de Vacinação de 2024.

A vacina BCG deve ser administrada em dose única o mais precocemente possível, de preferência ainda na maternidade. Em crianças nascidas com peso inferior a 2 kg, a vacinação deve ser adiada até que atinjam esse peso. Para pessoas hospitalizadas com comprometimento do estado geral, a vacinação também deve ser adiada até a resolução do quadro clínico. Além disso, na rotina dos serviços de saúde, a vacina é disponibilizada para crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias, que ainda não foram vacinadas. Por fim, crianças vacinadas na faixa etária preconizada que não apresentam cicatriz vacinal não devem ser revacinadas. A vacina BCG é contraindicada para gestantes e pessoas imunodeprimidas.

B - Sobre a vacina Hepatite B:

Esta alternativa está incorreta. A vacina Hepatite B deve ser administrada em 3 doses, sendo a primeira ao nascer, a segunda aos 2 meses de idade e a terceira aos 6 meses. Não se recomenda esperar até os 12 meses para iniciar a vacinação em crianças que perderam a oportunidade de receber a vacina até os 3 meses de idade. Além disso, o texto menciona intervalos e esquemas de vacinação que não estão de acordo com as normativas oficiais.

C - Sobre a vacina penta:

Esta alternativa está incorreta. A vacina penta é administrada em crianças menores de 7 anos de idade, com um esquema específico de doses. Não é recomendada para crianças em idade escolar, adultos ou idosos, conforme indicado na questão.

D - Sobre a vacina da febre amarela:

Esta alternativa está incorreta. A vacina da febre amarela é recomendada para pessoas a partir de 9 meses de idade que vivem em áreas endêmicas ou que viajarão para essas áreas. Não há uma restrição específica para grupos etários acima de 5 anos. Além disso, a vacina não é contraindicada para gestantes em área de risco, sendo necessário avaliar os benefícios e riscos.

E - Sobre a vacina Tríplice Viral (Sarampo, caxumba e rubéola - atenuada):

Esta alternativa está incorreta. A primeira dose da vacina tríplice viral deve ser administrada aos 12 meses de idade, e a segunda dose aos 15 meses, não aos 3 e 9 meses como mencionado. Além disso, a vacina tetra viral é administrada aos 15 meses de idade. Também não há recomendação para vacinação de pessoas entre 30 e 90 anos de idade, sendo a vacinação recomendada conforme o histórico vacinal e o risco epidemiológico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda instruções normativas sobre diferentes vacinas no calendário nacional de vacinação, e a alternativa A é a correta, pois descreve com precisão as recomendações para a administração da vacina BCG. Segundo a Instrução Normativa do Calendário Nacional de Vacinação do Brasil para 2024, a vacina BCG deve ser administrada em dose única, preferencialmente logo após o nascimento, na maternidade. No caso de crianças nascidas com peso inferior a 2 kg, a vacinação deve ser adiada até que atinjam esse peso. Para pessoas hospitalizadas com comprometimento do estado geral, a vacinação é adiada até a resolução do quadro clínico. Além disso, a vacina BCG está disponível na rotina dos serviços de saúde para crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias, que ainda não foram vacinadas. Crianças vacinadas na faixa etária preconizada que não apresentam cicatriz vacinal não devem ser revacinadas. A vacina é contraindicada para gestantes e pessoas imunodeprimidas. As outras alternativas contêm informações incorretas ou não estão de acordo com as normas vigentes para as respectivas vacinas mencionadas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo