De acordo com a Instrução Normativa do Calendário Nacional d...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (30)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A.
A - Sobre a vacina BCG:
Esta alternativa está correta conforme as orientações do Calendário Nacional de Vacinação de 2024.
A vacina BCG deve ser administrada em dose única o mais precocemente possível, de preferência ainda na maternidade. Em crianças nascidas com peso inferior a 2 kg, a vacinação deve ser adiada até que atinjam esse peso. Para pessoas hospitalizadas com comprometimento do estado geral, a vacinação também deve ser adiada até a resolução do quadro clínico. Além disso, na rotina dos serviços de saúde, a vacina é disponibilizada para crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias, que ainda não foram vacinadas. Por fim, crianças vacinadas na faixa etária preconizada que não apresentam cicatriz vacinal não devem ser revacinadas. A vacina BCG é contraindicada para gestantes e pessoas imunodeprimidas.
B - Sobre a vacina Hepatite B:
Esta alternativa está incorreta. A vacina Hepatite B deve ser administrada em 3 doses, sendo a primeira ao nascer, a segunda aos 2 meses de idade e a terceira aos 6 meses. Não se recomenda esperar até os 12 meses para iniciar a vacinação em crianças que perderam a oportunidade de receber a vacina até os 3 meses de idade. Além disso, o texto menciona intervalos e esquemas de vacinação que não estão de acordo com as normativas oficiais.
C - Sobre a vacina penta:
Esta alternativa está incorreta. A vacina penta é administrada em crianças menores de 7 anos de idade, com um esquema específico de doses. Não é recomendada para crianças em idade escolar, adultos ou idosos, conforme indicado na questão.
D - Sobre a vacina da febre amarela:
Esta alternativa está incorreta. A vacina da febre amarela é recomendada para pessoas a partir de 9 meses de idade que vivem em áreas endêmicas ou que viajarão para essas áreas. Não há uma restrição específica para grupos etários acima de 5 anos. Além disso, a vacina não é contraindicada para gestantes em área de risco, sendo necessário avaliar os benefícios e riscos.
E - Sobre a vacina Tríplice Viral (Sarampo, caxumba e rubéola - atenuada):
Esta alternativa está incorreta. A primeira dose da vacina tríplice viral deve ser administrada aos 12 meses de idade, e a segunda dose aos 15 meses, não aos 3 e 9 meses como mencionado. Além disso, a vacina tetra viral é administrada aos 15 meses de idade. Também não há recomendação para vacinação de pessoas entre 30 e 90 anos de idade, sendo a vacinação recomendada conforme o histórico vacinal e o risco epidemiológico.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo