Em relação à organização administrativa, julgue o próximo it...
A administração direta do Estado desempenha atividade centralizada, por meio das diversas pessoas políticas do sistema federativo brasileiro.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (32)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - certo
A assertiva está correta ao afirmar que a administração direta desempenha suas funções de maneira centralizada. Isso ocorre porque na administração direta, as atividades administrativas são exercidas pelos próprios entes federativos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) através de seus serviços integrados em sua estrutura administrativa, sem a criação de entidades distintas com personalidade jurídica própria.
No contexto brasileiro, cada pessoa política (ente federativo) possui sua própria administração direta, constituída principalmente pelos ministérios, secretarias e outros órgãos que não possuem personalidade jurídica própria, sendo meras extensões do próprio ente federativo ao qual pertencem.
Essa centralização significa que as competências e responsabilidades são exercidas de forma direta pelo Estado, através de seus órgãos e agentes, fazendo com que a estrutura organizacional e os recursos necessários estejam sob a gestão direta dos próprios entes.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Administração Pública Direta: Consiste nos órgãos que integram a estrutura do Estado, como os ministérios, secretarias e departamentos, diretamente vinculados ao governo. Atuam de forma centralizada, sob a supervisão direta dos chefes do Poder Executivo.
Coloquei como errado e errei, rs.
"Diversas pessoas políticas do sistema federativo brasileiro= Descentralização."
Entidades políticas são pessoas jurídicas de direito público interno, que no Brasil são: União, Estados, Distrito Federal e Municípios. As entidades políticas possuem a característica principal de gozarem de autonomia política (traduzida pela capacidade de auto-organização).
Entidades administrativas, por sua vez, são as pessoas jurídicas que integram a administração pública sem dispor de autonomia política. Elas compõem a administração indireta, como a autarquia, por exemplo.
Federação (Caso brasileiro). Ocorre a descentralização do poder, através da distribuição de parcelas de administração política entre os entes federados.
• Administração Direta: são as próprias pessoas políticas, ou seja, União, estados, Distrito Federal e municípios.
Discordo do gabarito, pois se vc descentraliza a Adm Pública em vários entes, não pode estar fazendo uma administração centralizada.
Na centralização, a pessoa política desempenha suas tarefas diretamente por meio de seus órgãos. Nesse caso, a própria pessoa estatal (União, estados, DF e municípios) realiza diretamente a atividade administrativa, sem a interferência de qualquer outra entidade. Não há transferência de atividades para outras pessoas. A Lei chamou a nossa administração centralizada de administração direta (art. 4º, Decreto-Lei n. 200/1967).
Fonte: Apostila do gran Cursos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo