Durante a participação em competições esportivas, pode-se ob...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Q1190327 Educação Física
Durante a participação em competições esportivas, pode-se observar um comportamento de elevado “stress” decorrente da atividade competitiva. Esse comportamento estressado pode ser explicado do ponto de vista fisiológico pelo aumento da secreção hormonal. As suprarrenais, glândulas situadas acima dos rins, produzem adrenalina, também conhecida como hormônio das “situações de emergência”. A adrenalina prepara o corpo para a ação, ou seja, em termos biológicos, para “atacar ou fugir”. Um dos efeitos da adrenalina no organismo é a:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - taquicardia.

A questão aborda o tema do stress fisiológico durante competições esportivas, destacando o papel das glândulas suprarrenais e da adrenalina. Para respondê-la corretamente, é necessário entender os efeitos da adrenalina no organismo.

A adrenalina é um hormônio liberado em situações de stress ou emergência, preparando o corpo para a ação, conhecido como resposta de "luta ou fuga". Esse hormônio provoca diversas mudanças fisiológicas que aumentam a capacidade do corpo de lidar com situações de perigo ou esforço intenso.

Justificativa da alternativa correta (B):

A taquicardia é um aumento da frequência cardíaca, um dos efeitos clássicos da ação da adrenalina. Quando a adrenalina é liberada, o coração bate mais rápido para assegurar que mais sangue rico em oxigênio chegue aos músculos e ao cérebro, preparando o corpo para uma resposta rápida.

Justificativa das alternativas incorretas:

A - diminuição da sudorese: Inadequada, pois a adrenalina aumenta a sudorese para ajudar a regular a temperatura corporal durante situações de stress.

C - diminuição da frequência respiratória: Equivocada, uma vez que a frequência respiratória aumenta para fornecer mais oxigênio ao corpo.

D - diminuição da taxa de glicose no sangue: Errada, porque a adrenalina na verdade aumenta a taxa de glicose no sangue para fornecer mais energia aos músculos.

E - bradicardia: Incorreta, já que bradicardia é a diminuição da frequência cardíaca, enquanto a adrenalina causa o efeito oposto, ou seja, a taquicardia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Taquicardia ocorre quando o coração bate rápido demais, acima de 100 batimentos por minuto. Já a Bradicardia acontece quando as batidas são muito lentas, abaixo de 50 batimentos por minuto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo