Com relação ao hardware de computadores do tipo PC e a conce...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q53239 Noções de Informática
Com relação ao hardware de computadores do tipo PC e a conceitos de computação e informática, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Letra B. Na letra A, 1 megabyte é 1 milhão de bytes. Na letra C o CD-ROM (Read Only Memory) permite apenas a leitura. Na letra D, o mouse é um periférico de entrada por meio de uma porta serial, conector mini-DIN ou USB, e atualmente até conexão wireless. Na letra E, poderíamos considerar o oposto, sendo o CGA o mais antigo, seguido pelo VGA, depois SVGA, XGA, e assim, sucessivamente.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra (A) : 1 Megabyte = 1.048.576 Bytes
Letra (B): Correto. Temos processadores hj com cerca de 3 bilhões de Hertz...
Letra (C): Todos? Não!
Letra (D): Mouse é Periférico de entrada
Letra (E): SVGA são mais recentes. CGA são aqueles cabeçudos..

; )
Quanto à letra C, creio q CD-ROM só permita a leitura
a) 1 megabyte corresponde a mil bytes. ERRADA!
1MB = 1024 x1024 BYTES(220 bytes)

b) Diversos processadores de computadores do tipo PC atuais funcionam com freqüência de relógio (clock) superior a 800 milhões de hertz. CORRETA!

c) Todos os tipos de CD-ROM permitem a realização, pelo usuário, de um grande número de operações de leitura e escrita no mesmo disco. ERRADA!
[O CD-ROM é o CD que sai da fábrica com dados gravados, logo, ele não poderá ter seu conteúdo alterado(apagar, alterar ou adicionar informações) pelo usuário. Sua estrutura física é gravada industrialmente, impossível de alterar.
CD-R - CD gravável, pode ser gravado, mas não apagado.
CD-RW - CD regravável, pode ser gravado e apagado diversas vezes.]

d) O mouse é um exemplo de periférico de saída que se comunica com o computador por meio de uma porta pararela. ERRADA!
[O mouse é um exemplo de periférico de ENTRADA que se comunica com o computador por meio de uma porta SERIAL.
"O computador se comunica com o meio externo através de dispositivos, acessados pela CPU com endereçamentos específicos, denominados de “portas”. Um PC geralmente possui em sua configuração básica dois tipos de portas: a paralela, usada principalmente por periféricos de acesso local que exigem maior capacidade de tráfego de informações (impressoras, escâneres, etc.); e as portas seriais, usadas principalmente por periféricos de acesso a longas distâncias (via modem e linha telefônica), ou dispositivos que não necessitam de grande tráfego de informações, como é o caso do mouse."]

e) Os monitores de vídeo SVGA, mais antigos, estão, aos poucos, sendo totalmente substituídos por monitores mais modernos, denominados CGA. ERRADA!
[Os monitores de vídeo CGA é que são mais antigos que os SVGA. A CGA (Color Graphics Adapter), introduzida em 1981 possuía resoluções de até 640x200.
O SVGA(Super Video Graphics Array) foi inicialmente definido em 1989. Na primeira versão significava uma resolução de 800×600pixels(indica que a imagem da tela está apresentando 800 pixels lateralmente dispostos e 600 pixels verticalmente dispostos). E apesar de mais modernos que os CGA, também estão caindo em desuso.]

Alguém pode ajudar a fazer a conversão de 800 milhões de hertz para GHz, MHz etc. Sempre apanho desses cálculos. Obrigado.

Letra B


Na letra A, 1 megabyte é 1 milhão de bytes. Na letra C o CD-ROM (Read Only Memory) permite apenas a leitura. Na letra D, o mouse é um periférico de entrada por meio de uma porta serial, conector mini-DIN ou USB, e atualmente até conexão wireless. Na letra E, poderíamos considerar o oposto, sendo o CGA o mais antigo, seguido pelo VGA, depois SVGA, XGA, e assim, sucessivamente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo