Na primeira frase do texto, a palavra “inimigo” apar...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q465123 Português
Um verbo decisivo

Ansiosos por descobrirem mais um “inimigo" político, eleitores, ou melhor, torcedores me criticam por não tomar partido, por estar em cima do muro nessa briga de foice entre os presidenciáveis. E estou mesmo, porque, em meio a paixões desenfreadas, esse é o lugar mais indicado para quem dispõe de um espaço privilegiado e se recusa a transformá-lo em palanque. Proselitismo aqui só contra o uso da violência pelos candidatos, cujas divergências, aliás, são menos ideológicas e mais idiossincráticas. Na verdade, combatem de preferência as pessoas, mais do que as ideias. Quem gosta de baixo nível deve procurar o “território livre" da Internet - livre principalmente para xingamentos e acusações sem provas. Alguém sugeriu que, a exemplo deste jornal, que na seção “Dos leitores" se recusa a publicar cartas com ofensas, as emissoras de TV deveriam criar um código de conduta nos debates, uma espécie de pacto de não agressão pessoal pelas partes em disputa. Se até nas selvagens lutas de vale-tudo do MMA há limites para os golpes, por que não estabelecer restrições éticas na guerra eletrônica? Claro que muitos iam acusar a medida de censura, cerceamento da liberdade de expressão. Mas os que ligam a televisão para ver debates, e não embates, com certeza aplaudiriam.

[....] É possível que vença não quem apresentou o melhor programa de governo, mas quem usou com mais eficácia contra o/a adversário/a o verbo que virou moda nessa campanha: desconstruir.

(Zuenir Ventura)
Na primeira frase do texto, a palavra “inimigo” aparece entre aspas para
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - relativizar as divergências de caráter político-partidário.

Tema central da questão: A questão aborda o uso das aspas em torno da palavra "inimigo" no contexto de debates político-partidários. O objetivo é analisar a intenção do autor ao empregar as aspas, que frequentemente servem para indicar ironia, distanciamento, ou destacar uma expressão que não é usada em seu sentido literal.

Justificativa para a alternativa correta: A alternativa A está correta porque as aspas ao redor de "inimigo" servem para relativizar o termo, mostrando que as divergências no contexto político às vezes são tratadas com uma intensidade exagerada, como se fossem inimizades pessoais. Nesse sentido, o autor quer mostrar que as diferenças políticas não deveriam ser vistas como rivalidades tão acirradas.

Análise das alternativas incorretas:

B - Ridicularizar o posicionamento de alguns fanáticos: Embora o texto critique a postura de eleitores fanáticos, as aspas em "inimigo" não são usadas para ridicularizar, mas para destacar a ideia de que o termo é tratado de forma exagerada.

C - Produzir humor, já que se realiza a quebra de uma expectativa: Não há indicação de que o uso das aspas seja para fins humorísticos ou para quebrar qualquer expectativa. O tom do texto é mais crítico do que cômico.

D - Indicar que se trata, na verdade, de leitores amigos: As aspas não implicam que os "inimigos" são amigos. Pelo contrário, sublinham a intensidade equivocada com que essas relações são tratadas.

E - Demonstrar que muitos veem inimigos em todas as partes: Embora haja alguma verdade na percepção de inimizade generalizada, as aspas focam mais em relativizar esse exagero do que em destacar sua onipresença.

Estratégia para a resolução: Ao resolver questões de interpretação sobre pontuação, considere o contexto em que a pontuação é utilizada. As aspas, por exemplo, costumam sinalizar ironia, distanciamento ou destaque especial. Avaliar o tom e o objetivo do autor pode ajudar a identificar a alternativa correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alguém explica?

José Thiago para responder essa questão coloquei a oração assim.

Os eleitores, ou melhor, torcedores ansiosos por descobrirem mais um "inimigo" político me criticam por não tomar partido por estar em cima do muro nessa briga de foice entre os presidenciáveis.

A dúvida maior paira entre a alternativa A e B, logo.

Quem está ansioso por mais um "inimigo"? Os torcedores que estão desejosos que o autor dessa do muro e tome partido contra os políticos. Então inimigos não ridiculariza o posicionamento de alguns fanáticos e sim causa divergência, Ex: São Paulo e Corinthians.

Sendo assim letra A.

Espero ter sanado sua dúvida.



relativizar = tratar ou descrever uma coisa negando-lhe caráter absoluto

Errei a questão, mas depois refleti e consegui entendê-la. As aspas servem para demonstrar que os inimigos não são tão inimigos assim e que existem mais na cabeça do público ao qual o autor se refere. 

Portanto o papel das aspas é justamente relativizar o termo inimigos.

O fato de relativizar as divergências não exclui o fato de que o autor ridiculariza o fanatismo de alguns. Uma coisa não exclui a outra. A questão tem duas respostas e basta ver as estatísticas pra ver que muitos devem ter pensando assim. Questão covarde da FGV.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo