Um banco de dados orientado a objeto é um banco em que cada...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Letra D.
Os bancos de dados orientados a objetos são projetados para lidar com grandes volumes de dados complexos e interconectados, que são bem representados por objetos ou classes em um paradigma de programação orientado a objetos. Eles se tornaram populares em domínios que demandam alta performance na modelagem e manipulação de dados complexos, como é o caso das áreas científicas e de telecomunicações.
Esses sistemas de bancos de dados oferecem suporte a objetos, classes e herança diretamente em seus esquemas e sua linguagem de consulta, permitindo que se armazene de maneira eficiente dados complexos e relacionamentos entre eles. Em domínios como física de alta energia e biologia molecular, os dados podem ser extremamente inter-relacionados e complexos, e é aqui que o modelo orientado a objetos mostra suas vantagens.
A afirmativa correta (D) aponta que o modelo orientado a objeto se mostrou útil nos setores mencionados devido à necessidade de gerir dados complexos e pela habilidade do modelo em oferecer produtividade, segurança e facilidade de manutenção. Estes benefícios são intrínsecos à natureza do modelo, que permite uma maior flexibilidade na evolução dos esquemas de banco de dados e no tratamento do comportamento dos dados por meio de métodos encapsulados.
Portanto, a letra D é a correta, pois descreve com precisão o uso e as vantagens da adoção de bancos de dados orientados a objetos em campos que exigem manipulação de dados complexos e oferece justificativa para sua utilização baseada em sua natureza de aumento de produtividade, segurança e facilidade de manutenção.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Um banco de dados orientado a objetos é um banco de dados que armazena informações na forma de objetos, ou seja, utiliza a estrutura de dados de orientação a objetos.
O surgimento do conceito de banco de dados orientado a objetos ocorreu entre 1980 e 1990, como uma alternativa aos bancos de dados relacionais.
Algumas características dos bancos de dados orientados a objetos são:
- São mais flexíveis, permitindo uma manutenção mais fácil e uma melhor administração do domínio do problema.
- Têm menos restrições estruturais, podendo conter mais informação e em maior variedade.
- Para buscar informações, é necessário pesquisar por rótulos, o que faz o sistema trazer o conjunto de arquivos e dados necessários.
A origem dos Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Orientados a Objetos (SGBDOO) está na combinação de ideias dos modelos de dados tradicionais e de linguagens de programação orientada a objetos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo