Um Sistema de Arquivos é um sistema utilizado para armazena...
I.O NTFS foi projetado pela Microsoft especificamente para o Windows NT e versões posteriores de seus sistema operacional. Permite fácil recuperação de arquivos, áreas de armazenamento de grande tamanho e nomes de arquivos longos.
II.O EXT2 é um sistema de arquivos utilizado como padrão no MS-Windows. Não possui journal (log de operações). O EXT2 resolveu alguns problemas inerentes ao sistema anterior (FAT), como a modificação de inodes e de timestamps de arquivos.
III.O ReiserFS é um sistema de arquivos de propósito geral desenvolvido para o sistema operacional Linux. Efetua journal apenas de metadados, permite redimensionamento online de espaço e reduz a fragmentação interna de arquivos.
IV.As partições formatadas com o sistema FAT são divididas em pastas, cujos tamanhos dependem do tamanho da tabela de alocação utilizada. Existem diversos tipos de sistemas FAT, como FAT8, FAT12 e FAT64, diferindo entre si pelo número máximo de arquivos indexáveis, basicamente.
É CORRETO o que se afirma em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A - São corretas as afirmativas, I e III.
Para entendermos o motivo pelo qual a alternativa A é a correta, é importante conhecer um pouco sobre cada um dos sistemas de arquivos mencionados.
O NTFS (New Technology File System) foi de fato projetado pela Microsoft para sistemas operacionais a partir do Windows NT. Ele possui características avançadas como suporte a controle de acesso, recuperação de arquivos e suporte a arquivos de volume grande e nomes de arquivos longos. Portanto, a afirmativa I está correta.
Em relação ao EXT2, essa é uma informação equivocada. O sistema EXT2 (Second Extended File System) é um sistema de arquivos utilizado no Linux e não no MS-Windows. Quem substituiu o FAT em versões do Windows foi o NTFS. Assim, a afirmativa II está incorreta.
Quanto ao ReiserFS, este é um sistema de arquivos projetado para o Linux com um excelente suporte a journaling de metadados, capacidade de redimensionamento online e eficiência na organização interna de arquivos para evitar fragmentação. A afirmativa III está correta.
O sistema FAT (File Allocation Table) é conhecido por suas várias versões, como FAT16 e FAT32. Contudo, não existe FAT8 nem FAT64 como sistemas de arquivos, sendo o termo correto para o último exFAT (Extended FAT). Portanto, a afirmativa IV contém informações imprecisas.
Com base nessa análise, confirmamos que as afirmativas I e III estão corretas, fazendo da alternativa A a escolha acertada para a questão proposta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I. O NTFS foi projetado pela Microsoft especificamente para o Windows NT e versões posteriores de seus sistema operacional. Permite fácil recuperação de arquivos, áreas de armazenamento de grande tamanho e nomes de arquivos longos.
Verdadeiro. O NTFS foi projetado pela Microsoft especificamente para o Windows NT e versões posteriores. Ele oferece uma série de recursos avançados, incluindo recuperação de arquivos, áreas de armazenamento de grande tamanho e nomes de arquivos longos.
II. O EXT2 é um sistema de arquivos utilizado como padrão no MS-Windows. Não possui journal (log de operações). O EXT2 resolveu alguns problemas inerentes ao sistema anterior (FAT), como a modificação de inodes e de timestamps de arquivos.
Falso. O EXT2 é um sistema de arquivos utilizado como padrão no Linux, não no MS-Windows. Ele não possui journal, o que pode levar a perda de dados em caso de falha do sistema. O EXT2 resolveu alguns problemas inerentes ao sistema anterior (FAT), como a fragmentação de arquivos e a ineficiência na alocação de espaço.
III. O ReiserFS é um sistema de arquivos de propósito geral desenvolvido para o sistema operacional Linux. Efetua journal apenas de metadados, permite redimensionamento online de espaço e reduz a fragmentação interna de arquivos.
Verdadeiro. O ReiserFS é um sistema de arquivos de propósito geral desenvolvido para o sistema operacional Linux. Ele efetua journal apenas de metadados, o que permite recuperar o sistema de arquivos em caso de falha. O ReiserFS também permite redimensionamento online de espaço e reduz a fragmentação interna de arquivos.
IV. As partições formatadas com o sistema FAT são divididas em pastas, cujos tamanhos dependem do tamanho da tabela de alocação utilizada. Existem diversos tipos de sistemas FAT, como FAT8, FAT12 e FAT64, diferindo entre si pelo número máximo de arquivos indexáveis, basicamente.
Verdadeiro. As partições formatadas com o sistema FAT são divididas em pastas, cujos tamanhos dependem do tamanho da tabela de alocação utilizada. Existem diversos tipos de sistemas FAT, como FAT8, FAT12 e FAT64, que diferem entre si pelo número máximo de arquivos indexáveis, tamanho do volume e tamanho máximo de arquivo.
A questão deveria ser anulada, pois, ela não considerou a alternativa IV como verdadeira também.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo