Mulher, 62 anos, procurou ambulatório de cardiologia pois vi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-RO Prova: FGV - 2015 - TJ-RO - Médico Cardiologista |
Q781490 Medicina
Mulher, 62 anos, procurou ambulatório de cardiologia pois vinha apresentando elevação da pressão arterial. Exame físico com ritmo cardíaco regular, bulhas normofonéticas e presença de quarta bulha (B4). Restante do exame clínico sem alterações. Pressão arterial de 168 x 104 mmHg e frequência cardíaca de 79 batimentos por minuto. Ecocardiograma recente com aumento dos diâmetros cavitários esquerdos. Hipocinesia difusa,com disfunção sistólica global moderada do ventrículo esquerdo. Entre as medicações para controle da hipertensão arterial, aquela com maior benefício para esta paciente com alteração do miocárdio (hipocinesia e disfunção sistólica ventricular esqueda) é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão apresentada, que envolve o tratamento de uma paciente com hipertensão arterial e disfunção sistólica do ventrículo esquerdo. Essa situação clínica é comum e requer um entendimento sobre como diferentes classes de medicamentos atuam no coração e nos vasos sanguíneos.

A alternativa correta é: A - enalapril.

Justificativa: O enalapril é um medicamento da classe dos inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA). Estes medicamentos são amplamente utilizados no manejo da hipertensão arterial, especialmente em pacientes com disfunção sistólica do ventrículo esquerdo. Os IECAs ajudam a reduzir a pressão arterial e, mais importante para este contexto, têm efeitos benéficos sobre o remodelamento do coração, melhorando a função ventricular e reduzindo a progressão da insuficiência cardíaca.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

B - diltiazem e C - verapamil: Ambos são bloqueadores dos canais de cálcio, mas do tipo não-diidropiridínico, que têm efeitos no ritmo cardíaco e na condução atrioventricular. Eles não são os medicamentos de escolha em pacientes com disfunção sistólica ventricular, pois podem deprimir ainda mais a função cardíaca.

D - clonidina: É um agonista alfa-2 adrenérgico, usado principalmente para reduzir a pressão arterial através de mecanismos centrais. No entanto, não tem efeitos benéficos específicos sobre a função ventricular esquerda e, portanto, não seria a melhor opção para esta paciente.

E - metildopa: É um anti-hipertensivo utilizado frequentemente durante a gravidez, mas não é ideal para pacientes com disfunção sistólica do ventrículo esquerdo devido à falta de efeitos benéficos nesse contexto específico.

Portanto, a escolha do enalapril se destaca por sua capacidade de tratar a hipertensão e ao mesmo tempo beneficiar o coração de maneira abrangente em pacientes com disfunção ventricular.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A, enalapril. A paciente apresenta hipertensão arterial e disfunção sistólica global moderada do ventrículo esquerdo, indicando uma possível insuficiência cardíaca. O enalapril é um inibidor da enzima conversora de angiotensina (IECA) que tem como ação a redução da resistência vascular periférica e da pressão arterial, além de prevenir a remodelação cardíaca. Ele também pode melhorar a função cardíaca e a sobrevida em pacientes com insuficiência cardíaca. Já as outras medicações, como diltiazem, verapamil, clonidina e metildopa, embora possam reduzir a pressão arterial, não têm o mesmo impacto positivo na função cardíaca.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo