Os agentes físicos são muito eficazes na prática fisioteráp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q997726 Fisioterapia
Os agentes físicos são muito eficazes na prática fisioterápica, principalmente para analgesia, sendo a termoterapia dividida em dois grandes grupos, a termoterapia de adição e a termoterapia de subtração. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - A termoterapia de adição corresponde à utilização de calor e a termoterapia de subtração utiliza o frio como forma terapêutica.

A questão aborda o uso de termoterapia na prática fisioterápica, que é essencial para analgesia e tratamento de diversas condições musculoesqueléticas. A termoterapia é dividida em dois tipos principais: a de adição e a de subtração.

Termoterapia de adição refere-se ao uso de calor para promover o aumento da temperatura dos tecidos. Isso inclui métodos como compressas quentes, banhos de parafina, e terapia com infravermelho. O objetivo é aumentar a circulação sanguínea, relaxar os músculos, e ajudar na redução da dor e rigidez.

Termoterapia de subtração, por outro lado, utiliza o frio, como compressas frias ou crioterapia, para reduzir a temperatura dos tecidos. Isso pode ajudar a diminuir a inflamação, reduzir o fluxo sanguíneo local, e aliviar a dor após lesões agudas.

Agora, vamos analisar as alternativas:

A - A alternativa menciona ondas curtas e micro-ondas, que são formas de terapia por radiação, mas não são adequadas para definir termoterapia de adição ou subtração. Ambas as técnicas podem ser utilizadas como agentes físicos na fisioterapia, mas não se relacionam diretamente com o conceito de adicionar ou subtrair calor.

B - Refere-se à utilização de feixes de luz e retirada de princípios ativos de um gel de condução, o que não se alinha com a divisão correta entre calor e frio na termoterapia. Além disso, feixes de luz estão mais associados à fototerapia, não termoterapia.

C - Esta é a alternativa correta. Ela aborda precisamente a definição de termoterapia de adição (calor) e de subtração (frio), como discutido anteriormente.

D - Trata da iontoforese, que é uma técnica de eletroterapia, não de termoterapia. Iontoforese utiliza correntes elétricas para administrar medicamentos transdérmicos, e não se encaixa na definição de termoterapia.

E - A conversão é um mecanismo de transferência de calor, mas a descrição dada nesta alternativa é confusa e não reflete o conceito de adição e subtração de calor como discutido na termoterapia.

Espero que esta explicação tenha clarificado suas dúvidas sobre os conceitos de termoterapia. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa: C

Termoterapia de Adição ou Hipertermoterapia – utilização terapêutica de recursos para aplicação de calor no corpo e aumento da temperatura.

Termoterapia de Subtração ou Hipotermoterapia – utilização terapêutica de recursos para retirada de calor no corpo e diminuição da temperatura (crioterapia). 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo