Segundo Vasconcellos (2011), a principal contribuição do cur...
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A
Desalienação dos sujeitos.
Esse é um problema que se repete em vários contextos, de acordo com Loureiro (2012). Compreendemos que não conscientizamos ninguém mas podemos instrumentalizar os estudantes para chegarem a consciência/desalienação, processo que se dá na relação entre o ‘eu’ e o ‘outro’, somada a uma prática social que proporcione a reflexividade e que seja fundamentada teoricamente. Nesse sentido, “[...] o processo de conscientização se caracteriza pela ação com conhecimento, pela capacidade de fazermos opções, por se ter compromisso com o outro e com a vida” (LOUREIRO, 2012, p.33). Assim, entendemos que a conscientização é um processo não unidirecional, mas coletivo, com o mundo, com os outros, baseada na relação consciência-mundo (FREIRE, 1987)
o currículo assume uma dimensão cultural, uma vez que, segundo Callejas, Freitas e Gómez (2007), ele abrange conhecimentos e práticas acumuladas pela humanidade mas também a cultura dos professores e estudantes. O ponto central da concepção de educação nesse estudo passa pela compreensão de que, além de ajudar a “pensar” tipos de seres humanos, a educação ajuda a criá-los, uma vez que pode transmitir de um sujeito para outro os saberes acumulados que organizam os modos de viver e pensar das sociedades. Portanto, também é possível recriá-los, ainda que os recursos sejam complexamente limitados, encontrando instrumentos que os façam transformar situações de desigualdades e injustiças. Aí reside a razão para que haja esperança na educação, materializada em professores que se apropriem de mecanismos de emancipação dos sujeitos.
Fonte http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/eixo17_VANESSA-MARION-ANDREOLI-MAR%C3%8DLIA-ANDRADE-TORALES-CAMPOS.pdf
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