Acerca dos poderes administrativos, julgue o item.Em sentido...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1857188 Direito Administrativo

Acerca dos poderes administrativos, julgue o item.

Em sentido estrito, poder de polícia significa toda e qualquer ação restritiva do Estado em relação aos direitos individuais.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão trata do poder de polícia em sentido amplo e em sentido estrito.

Poder de polícia em sentido amplo é toda e qualquer ação do Estado que restrinja o exercício de atividades e direitos por particulares com a finalidade de beneficiar a coletividade. Assim, tanto a edição de leis pelo Poder Legislativo quanto a prática de atos pelo Poder Executivo que limitem o exercício de direitos por particulares configuram poder de polícia em sentido amplo.

Poder de polícia em sentido estrito abrange apenas as atividades próprias da Administração Pública, por exemplo, a edição de atos regulamentares, atos de fiscalização, aplicação de multas. O poder de polícia em sentido estrito não abrange, por exemplo, restrições impostas por leis editadas pelo Poder Legislativo.

A afirmativa da questão é incorreta por fazer confusão entre o poder de polícia em sentido amplo e o poder de polícia em sentido estrito.

Gabarito do professor: errado. 


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Errado.

Em sentido estrito, o poder de polícia se configura como atividade administrativa que consubstancia verdadeira prerrogativa conferida aos agentes da administração, consistente no poder de restringir e condicionar a liberdade e a propriedade, ao passo que, em sentido amplo, poder de polícia significa toda e qualquer ação restritiva do Estado em relação aos direitos individuais.

Corrigindo o enunciado: Em sentido AMPLO, poder de polícia significa toda e qualquer ação restritiva do Estado em relação aos direitos individuais.

Fonte: comunidade QC + anotações pessoais.

Feliz ano novo!!

Que sua nomeação venha em 2022!!

GABARITO: ERRADO

O poder de polícia pode ser conceituado como o ato da administração que limita os direitos e a propriedade dos particulares em prol do interesse público. Há o poder de polícia em sentido amplo, que abarca o âmbito do poder executivo e administrativo. No sentido estrito, abarca tão somente o âmbito do poder administrativo. O poder de policia representa concretamente o ato pelo qual a administração veda uma ação particularizada em detrimento do interesse coletivo.

Fonte: https://ericksudre.jusbrasil.com.br/artigos/294047827/poder-de-policia-poderes-da-administracao

. Em sentido amplo, o poder de polícia é toda e qualquer ação restritiva imposta pelo Estado em detrimento ao direito individual. Logo, envolveria o Poder Legislativo e o Executivode forma ampla.

, o sentido estrito considera apenas as atividades da Administração Pública: regulamentações e ações restritivas. Nesse caso a regulamentação seria apenas de normas secundárias, não envolvendo o Poder Legislativo.

Em sentido estrito, poder de polícia significa toda e qualquer ação restritiva do Estado em relação aos direitos individuais.

AMPLO

Já percebi várias questão dessa banca nesse sentido.

Em sentido estrito, poder de polícia significa toda e qualquer ação restritiva do Estado em relação aos direitos individuais.

Eles falam em sentido estrito e logo em seguida abrangem tudo.

Gab. E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo