A polaridade dos xenobióticos constitui importante fator par...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q313489 Engenharia Ambiental e Sanitária

A ecotoxicologia estuda os efeitos das substâncias tóxicas ou não tóxicas sobre os organismos vivos, populações e comunidades animais ou vegetais, terrestres ou aquáticos, que constituem a biosfera, contemplando, assim, a interação das substâncias com o meio nos quais os organismos vivem em um contexto integrado.

Considerando essa informação, julgue os itens a seguir.

A polaridade dos xenobióticos constitui importante fator para sua distribuição e persistência nos sedimentos de cursos de água, haja vista que substâncias lipofílicas, diferentemente das substâncias hidrofóbicas, tendem a se dissolver ao longo da superfície da água e se associam a material particulado, como o sedimento.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Errado (E)

O tema central da questão é a ecotoxicologia, que estuda a interação de substâncias químicas, sejam elas tóxicas ou não, com organismos e ecossistemas. A questão específica aborda a distribuição e persistência de xenobióticos no meio ambiente, com foco na polaridade das substâncias.

Resumo Teórico:

A polaridade das substâncias químicas é um fator determinante em sua distribuição no ambiente. Substâncias podem ser classificadas como hidrofílicas (afinidade com a água) ou lipofílicas/hidrofóbicas (afinidade com gorduras e óleos, evitando a água). Essas características influenciam a maneira como as substâncias interagem com o meio ambiente, especialmente em cursos de água e sedimentos.

Justificação da Alternativa Correta:

A alternativa está errada porque há uma confusão conceitual. Substâncias lipofílicas são, de fato, as mesmas que hidrofóbicas. Elas não se dissolvem na água facilmente, mas sim em gorduras. Portanto, elas não "se dissolvem ao longo da superfície da água" como mencionado, mas tendem a se associar a materiais particulados, como sedimentos, devido à sua aversão à água e afinidade com compostos orgânicos.

Para entender melhor, um xenobiótico lipofílico tende a acumular-se em tecidos gordurosos de organismos ou unir-se a partículas orgânicas nos sedimentos, permanecendo por mais tempo no ambiente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADA.

A água é uma molécula polar. Substâncias lipofílicas são apolares, ou seja, não se dissolvem na água.

Substâncias que se dissolvem na água são hidrofílicas. As lipofílicas se dissolvem em lipídeos (gorduras, óleos vegetais, etc).

Substância hidroFOBICAS não se dissolvem em água (ERRADA)

Lipofílicas = apolares/afinidade por lipídeos

Hidrofóbicas = apolares/ não possuem afinidade pela água.

Podemos dizer que são termos sinônimos.

ÁGUA É UMA SUBSTÂNCIA POLAR

LIPÍDEOS SÃO APOLARES

As substâncias hidrofóbicas (do grego, hidro = água, phobos = medo) possuem aversão à água. elas são insolúveis em água.

As substâncias hidrofílicas (do grego, hidro = água, philos = amigo) possuem afinidade com a molécula de água e são solúveis nela. Isso ocorre porque as moléculas hidrofílicas são polarizadas. Como a água é uma molécula dipolar, ou seja, possui carga positiva e negativa, pode se ligar tanto à moléculas de carga positiva como de carga negativa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo