Considere um sistema constituído por 3 unidades independente...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1894065 Estatística
Considere um sistema constituído por 3 unidades independentes e em redundância paralela. Se Tk for uma variável aleatória que representa o tempo até a ocorrência de falha na unidade K, em que K ∈ {1,2,3}, considere que a função de probabilidade acumulada seja escrita como P(Tk ≤ t) = Fk (t) = 1 - e -t, na qual t  ≥ 0 representa o tempo (em anos) até a ocorrência de falha da unidade TK. Com base nessas informações, julgue o item a seguir. 

O tempo esperado até a ocorrência de falha do sistema é igual a 11/6 anos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Depois da explicação do professor tirei duas conclusões

  1. Esse tipo de questão melhor não fazer se você não souber estatística
  2. Eu vou ser tão bom em estatística a ponto de fazer esse tipo de questão

O sistema é constituído por 3 unidades independentes, as quais operam em paralelo. Dado o paralelismo, o sistema falhará quando todas as unidades falharem. Dada a independência das unidades, a função de distribuição acumulada S(t) para a falha no sistema será dada pelo produto das funções acumuladas de cada unidade.

S(t)=F1(tF2(tF3(t)

S(t)=(1−et)^3

Derivando a função acumulada do sistema,

=3(1−e^t)^2*e^t

=3(e^−t−2e^−2t)+3e^−3t

Temos acima três distribuições exponenciais, com parâmetros 12 e 3, cujas médias sãorespectivamente 11/2 e 1/3. O valor esperado da nossa variável fica

3⋅1−3⋅1/2+1/3=(18−9+2)/6=11/6

Gabarito: CERTO.

Complementando a resposta do professor:

1 - A função, P(Tk ≤ t) = Fk (t) = 1 - e^ -t, é a INTEGRAL da função densidade de Probablidade da Distribuição Exponencial, cujo modelo é lambda*e^(-lambda . t)

Em outras palavras a função P(Tk ≤ t) = Fk (t) = 1 - e^ -t é a função de distribuição de probabilidade Acumulada da função de densidade de probabilidade da Distribuição Exponencial.

Por isto ao derivá-la obtemos a função densidade de probabilidade, cuja média de Tempo até ocorrer a 1a falha é de 1/lambda

2 - A Distribuição densidade de probabilidade resultante da Derivação das 3 Distrib. Acumuladas é 3(e^−t2e^−2t)+3e^−3t.

(Repare que tem 3 distribuições exponenciais nesta resultante!)

E foi separada dessa forma para atender à fórmula e assim poder destacar o lambda de cada uma das 3 distribuições exponenciais.

Logo o tempo esperado para ocorrência da 1a falha nessa distribuição resultante será o somatório dos tempos esperados de cada distribuição, mas respeitando a fórmula 3(e^−t2e^−2t)+3e^−3t.

Sinceramente eu achei esse jeito de resolver bem "mandraque" com base em que teoria a gente pode somar os tempos esperados de cada distribuição? E esse 3e^-3t deixado de fora só pra atender a fórmula? tem 3 distribuições exponenciais mas duas delas vc multiplica por 3 na hora de somar? como assim? Pode ser o certo, mas do jeito que eu vi a explicação, de mais de 1 curso diferente, não entendi esses "porquês".

Como eu resolvi de um jeito que fez sentido, pra mim, teórico, e olhando o livro "Confiabilidade e Manutenção Industrial":

F(t) é a função de distribuição do tempo até a falha T

Aqui começa a diferença, o MTTF ou E(t) ou Valor esperado de T é a integral de 0->∞ de R(t), onde R(t) = 1 - F(t). com isso temos:

R(t) = 1 - (1-e^-t)^3 = e^-3t - 3e^-2t + 3^-t

logo

E(t) = integral 0->∞ de (e^-3t - 3e^-2t + 3^-t) = 1/3 - 3*(1/2) + 3*(1/1) = 11/6 (integral 0-> ∞ de e^-at = 1/a)

O problema nessa resolução é que essa integral não é muito fácil de resolver, mas de qualquer forma foi o que fez sentido pra mim com base no material que eu tenho. Posso não ter o material que explica essa resolução de vcs e não ter entendido 100% do que foi feito tb. As duas resoluções eu não teria feito na prova kkkkkk

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo