Considerando as noções de arquivologia e seus conceitos fund...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1857203 Arquivologia

Considerando as noções de arquivologia e seus conceitos fundamentais, julgue o item.


Os instrumentos de pesquisa em um acervo arquivístico se referem à descrição e à localização dos documentos e devem ser desenvolvidos em relação à sua substância e à sua estrutura.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C - certo

A afirmação da questão está correta e o motivo para isso está nos princípios fundamentais da Arquivologia. Os instrumentos de pesquisa, como guias, inventários, catálogos e índices, são essenciais para o acesso e a recuperação de informações em um acervo arquivístico. Eles são desenvolvidos considerando tanto a substância quanto a estrutura dos documentos.

A substância se refere ao conteúdo informativo dos documentos, ou seja, as informações e os dados que eles contêm e que são relevantes para os usuários do arquivo. A estrutura, por sua vez, diz respeito à organização física e intelectual dos documentos dentro do arquivo, seguindo o princípio da proveniência e da ordem original.

É importante reconhecer que um bom instrumento de pesquisa permite que os usuários compreendam o contexto e o sistema de organização dos arquivos, além de facilitar a localização precisa dos documentos desejados. Portanto, a correta elaboração desses instrumentos, levando em conta tanto a substância quanto a estrutura, é fundamental para a gestão eficiente dos arquivos permanentes e para atender às necessidades de pesquisa e consulta dos usuários.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Correto. Instrumentos de pesquisa completam o trabalho de um arquivo com a finalidade de propiciar o acesso aos documentos, consulta e divulgação do acervo e se apresentam em vários formatos e cada um possui características próprias, que vão atender as necessidades dos pesquisadores.

Principais instrumentos de pesquisa são:

  • Guia
  • Inventário: Sumário e Analítico
  • Índice
  • Tabela da equivalência
  • Listagem Descritiva do Acervo

Fonte: https://descricaoarquivistica.files.wordpress.com/2010/08/aula-4-2010.pdf

Gab. C

Certo

Os instrumentos de pesquisas podem ser

básicos: Guia, inventário (fundo), catálogo (unidade), repertório.

Auxiliares: índice, tabela de equivalência ou concordância, edição de fontes.

Gabarito: Correto.

 

Comentário: Para que os documentos dos arquivos permanentes sejam encontrados, pesquisados e localizados é realizado um Programa Descritivo do acervo, por isso, nós temos, ainda, no arquivo Permanente, os Instrumentos de Pesquisa. Os Instrumentos de Pesquisa distinguem-se uns dos outros em razão da unidade que se toma por base para descrever os documentos. Assim, pode-se dizer que são meios de disseminação e recuperação da informação. São instrumentos de pesquisa os catálogos, as guias, os índices, os inventários, os repertórios, as tabelas de equivalência.

.

Fonte: Aulas de Alexandre Oliveira - Professor de Arquivologia

Insta: @xandi.oliveirac  

Marilena:

O trabalho de um arquivo só se completa com a elaboração de instrumentos de pesquisa, que consistem na descrição e na localização dos documentos no acervo, "e se destinam a orientar os usuários nas diversas modalidades de abordagem a um acervo documental".

A descrição dos conjuntos documentais deve ser feita em relação à sua:

  • substância, indicando-se unidade de organização, funções, atividades, operações, assuntos;
  • estrutura, indicando-se esquema de classificação adotado, unidades de arquivamento, datas abrangentes, classes ou tipos físicos dos documentos e quantidade.

Fonte: Livro Arquivo: teoria e prática

O item está correto. Os instrumentos de pesquisa em um acervo arquivístico são responsáveis pela descrição e localização dos documentos. Eles são desenvolvidos levando em consideração a substância dos documentos, ou seja, seu conteúdo e informações relevantes, bem como a estrutura dos documentos, como a organização interna, as seções, os volumes ou as pastas em que estão organizados. Esses instrumentos, como guias, inventários, catálogos e índices, são elaborados para facilitar a consulta e a recuperação dos documentos no acervo arquivístico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo