O câncer pancreático é a quarta causa de morte relacionada a...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver esta questão, é crucial entender sobre o tratamento cirúrgico do câncer pancreático, especificamente a técnica cirúrgica chamada duodenopancreatectomia, também conhecida como cirurgia de Whipple.
A duodenopancreatectomia é um procedimento cirúrgico utilizado principalmente para tratar tumores localizados na cabeça do pâncreas. Vamos analisar a questão e as alternativas para entender melhor.
Alternativa Correta: B - Tumores da cabeça, colo e processo uncinado do pâncreas.
Justificativa: A duodenopancreatectomia é indicada para tumores localizados na cabeça do pâncreas, pois essa região é onde o tumor pode obstruir o ducto biliar ou causar outros problemas devido à sua proximidade com o duodeno. O procedimento envolve a remoção da cabeça do pâncreas, parte do duodeno e estruturas associadas. Portanto, a alternativa B é a correta, pois descreve precisamente as localizações anatômicas para as quais essa cirurgia é indicada.
Analisando as Alternativas Incorretas:
A - Tumores do corpo e cauda do pâncreas: A duodenopancreatectomia não é indicada para tumores no corpo e cauda do pâncreas. Tumores nessas localizações geralmente requerem uma cirurgia diferente, chamada pancreatectomia distal.
C - Tumores do colo e processo uncinado do pâncreas: Embora o processo uncinado esteja próximo à cabeça do pâncreas, a menção apenas do colo não é suficiente para justificar a duodenopancreatectomia, já que a localização primária para essa cirurgia é a cabeça do pâncreas.
D - Tumores da cauda do pâncreas: Novamente, a cauda do pâncreas está distante da cabeça, portanto, a cirurgia de Whipple não é indicada para tumores nessa região. A abordagem cirúrgica usual para a cauda é a pancreatectomia distal.
E - A duodenopancreatectomia é contraindicada no câncer pancreático: Isto está incorreto, já que a cirurgia de Whipple é, de fato, uma das principais intervenções para certos tumores pancreáticos, particularmente aqueles na cabeça do pâncreas.
Compreender as indicações anatômicas para diferentes procedimentos cirúrgicos é crucial para abordar questões como esta, e ajuda a garantir que o paciente receba o tratamento mais adequado com base na localização do tumor.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo