Tendo como referência o contexto da realidade brasileira, ju...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2315821 Administração Pública
Tendo como referência o contexto da realidade brasileira, julgue o item subsequente, relativos à reforma do aparelho do Estado e às características do Estado oligárquico e patrimonial, do Estado autoritário e burocrático e do Estado regulador. 
No Estado autoritário e burocrático, existe uma alta efetividade no controle dos abusos, na manutenção da ordem e na administração da justiça, sem a perda do objetivo de servir a sociedade.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Estado Burocrático que surgiu na segunda metade do século XIX tinha o principal objetivo de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Nesse contexto, ele apresentou as seguintes características: a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, controle rígido de processos (visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori). Ademais, segundo Bresser Pereira (1995):

“Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como por exemplo na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas. Por outro lado, o controle - a garantia do poder do Estado - transforma-se na própria razão de ser do funcionário. Em consequência, o Estado volta-se para si mesmo, perdendo a noção de sua missão básica, que é servir à sociedade".

Ademais, o Estado autoritário e burocrático é um tipo de Estado que se caracteriza por um forte controle do governo sobre a sociedade. Esse controle é exercido por meio de uma burocracia eficiente e eficaz, que é capaz de monitorar e controlar a população.

No entanto, esse controle também pode ser usado para reprimir a liberdade e a autonomia da população. O Estado autoritário e burocrático pode usar a sua burocracia para perseguir opositores políticos, controlar a imprensa e restringir as liberdades individuais.

Portanto, não se pode afirmar que existe uma alta efetividade no controle dos abusos, na manutenção da ordem e na administração da justiça, sem a perda do objetivo de servir a sociedade, no Estado autoritário e burocrático.


 

GABARITO DO PROFESSOR: “ERRADO".

FONTE:
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, 1995.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não existe o objetivo de servir à sociedade.

A preocupação é seguir as regras esse é o objetivo, zero efetividade.

Gabarito: Errado

O Estado autoritário, por si só, já é um abuso contra a sociedade.

Foco no processo, não no resultado. Conformidade com as regras não garante resultado positivo para a sociedade.

A preocupação era servir ao Estado, pouco ou nada voltado à sociedade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo