Julgue o item seguinte, relacionados a processos participati...
Em razão do caráter participativo e democrático dos conselhos de gestão pública, é desnecessária a realização de capacitações para qualificar a atuação dos seus membros.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Segundo a professora Maria da Glória Gohn (2001), os conselhos são “canais de participação que articulam representantes da população e membros do poder público estatal em práticas que dizem respeito à gestão de bens públicos". Com isso, esses conselhos possibilitam à população o acesso a espaços decisórios e possibilitam a vigilância das gestões públicas. Eles são órgãos colegiados e paritários entre governo e sociedade, materializando a ampliação da participação da sociedade nos espaços públicos.
Ademais, segundo Gomes (2003), a maior participação da população ou participação cidadã aperfeiçoa esse mecanismo de controle social com todo o seu pluralismo de interesses e faz com que, cada vez mais, esses conselhos fiquem presentes na vida das sociedades envolvidas.
A capacitação dos membros dos conselhos de gestão pública é fundamental para garantir a sua eficiência e eficácia. A capacitação pode contribuir para que os membros dos conselhos: Compreendam os princípios e fundamentos da gestão pública; conheçam os mecanismos de participação social na gestão pública; desenvolvam habilidades para a análise crítica de políticas públicas; estabeleçam relações de trabalho e cooperação com os demais membros do conselho; exerçam de forma responsável e ética suas funções.
A capacitação também pode contribuir para a transparência, o controle social e a accountability das políticas públicas. A capacitação pode ajudar os membros dos conselhos a monitorarem a implementação das políticas públicas e a exigir que o governo seja responsável por seus atos.
Portanto, é incorreto afirmar que, em razão do caráter participativo e democrático dos conselhos de gestão pública, é desnecessária a realização de capacitações para qualificar a atuação dos seus membros.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.
FONTES:
GOMES, Eduardo Granha Magalhães. Conselhos Gestores de Políticas Públicas: Democracia, Controle Social e Instituições. São Paulo: EAESP/FGV, 2003.
GOHN, Maria da Glória. Conselhos Gestores e Participação Sociopolítica. Cortez Editora, São Paulo, 2001.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Capacitar é sempre importante para melhoria da atuação dos membros do conselho.
Errada
A realização de capacitações é fundamental para qualificar a atuação de seus membros. A participação efetiva em processos de gestão pública requer conhecimento sobre políticas públicas, legislação, orçamento, e outros aspectos relacionados. A capacitação pode contribuir para uma atuação mais informada, eficiente e responsável por parte dos membros dos conselhos, promovendo uma gestão mais transparente, participativa e responsável.
Caso eu não tivesse conhecimento sobre, acertaria a questão por uma questão de lógica: "Como é que os membros de um Conselho não precisam de capacitação?"
Necessária, mas não obrigatória
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo