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Q3035182 História

O poeta baiano Gregório de Matos e Guerra é um dos representantes do século XVII. Considerando a realidade social setecentista na América portuguesa, avalie as proposições a seguir.


I- Gregório de Matos expressou um olhar crítico em poemas que descreviam as contradições do ambiente colonial, criticava o dogmatismo católico, chamando a atenção para a influência e hipocrisia de muitos cristãos que se mostravam mais preocupados com seus lucros e poderes.


II- As irmandades representavam, juntamente com as ordens religiosas, os únicos espaços que permitiam a participação de negros escravos no contexto colonial e que podiam ascender socialmente.


III- A escravidão negra já estava consolidada na Bahia setecentista. O sexo com escravas não era mal visto pelos colonizadores, pois o corpo da escrava e o pleno controle desse corpo pertencia ao senhor.


É CORRETO o que se afirma:

Alternativas

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A alternativa correta é a E - I e III apenas.

Vamos analisar cada uma das proposições para entender por que esta é a resposta correta.

I - Gregório de Matos expressou um olhar crítico em poemas que descreviam as contradições do ambiente colonial, criticava o dogmatismo católico, chamando a atenção para a influência e hipocrisia de muitos cristãos que se mostravam mais preocupados com seus lucros e poderes.

Esta proposição está correta. Gregório de Matos, conhecido como "Boca do Inferno", foi um importante poeta barroco do século XVII que criticava a sociedade baiana da época, especialmente a corrupção e a hipocrisia das elites coloniais e da Igreja Católica. Seus poemas satíricos abordavam com ironia e destemor as injustiças sociais e a moral dúbia dos poderosos.

II - As irmandades representavam, juntamente com as ordens religiosas, os únicos espaços que permitiam a participação de negros escravos no contexto colonial e que podiam ascender socialmente.

Esta proposição está incorreta. Embora as irmandades e confrarias fossem de fato espaços onde negros, livres e escravos, participavam de atividades religiosas, sociais e culturais, a ideia de que eram os "únicos" espaços de participação e ascensão social é errônea. As irmandades ofereciam uma certa rede de apoio comunitário, mas não se tratavam de espaços de verdadeira ascensão social, pois as estruturas coloniais eram bastante rígidas e excludentes.

III - A escravidão negra já estava consolidada na Bahia setecentista. O sexo com escravas não era mal visto pelos colonizadores, pois o corpo da escrava e o pleno controle desse corpo pertencia ao senhor.

Esta proposição está correta. No século XVII, a escravidão negra estava firmemente consolidada no Brasil, especialmente em regiões como a Bahia. A relação entre senhores e escravas frequentemente incluía abusos e violências físicas e sexuais, consideradas comuns e naturalizadas pela sociedade colonial. A ideia de que o corpo da escrava pertencia ao senhor reflete uma triste realidade da época.

Portanto, somente as proposições I e III são corretas, justificando a escolha da alternativa E.

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