“O Quebra-Quilos, movimento político e social que durante os...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3035187 História

“O Quebra-Quilos, movimento político e social que durante os últimos meses do ano de 1874 e início de 1875 atingiu diversas vilas e cidades de quatro províncias do norte do Império, surgiu e se desenvolveu numa conjuntura histórica bastante específica.” (Lima, Luciano Mendonça de. Derramando Susto: os escravos e o Quebra Quilos em Campina Grande. EDUFCG. 2006. p. 27) 

Considerando o movimento do Quebra- Quilos avalie, as proposições a seguir.


I- As primeiras manifestações contra o novo sistema métrico-decimal e correlatas adotadas pelo governo monárquico na década de setenta do século XIX se deram na Província da Paraíba do Norte.


II- Foram vários os atores que se envolveram com o movimento, tais como os pequenos comerciantes, feirantes, camponeses, escravos. Só não há registro da participação direta ou indireta dos políticos liberais, dos proprietários de terra e de integrantes do clero.


III- Ocorreu em um momento em que a legislação contra a “vadiagem” estava sendo posta em prática no sentido de impor formas compulsórias de trabalho aos homens pobres da região que vivia a crise da escravidão.


IV- Foi uma reação das populações pobres livres contra um surto de modernização que no último quartel oitocentista se processava e que se expressava num conjunto de medidas de caráter racionalizador.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E - III e IV apenas.

Vamos entender um pouco mais sobre o movimento do Quebra-Quilos, que foi um fenômeno importante no final do século XIX no Brasil, mais precisamente entre 1874 e 1875. Este movimento ocorreu principalmente nas províncias do norte do Império, como a Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas. Ele foi uma reação popular às mudanças impostas pelo governo, como a adoção do sistema métrico decimal, que substituiu antigas formas de medida, causando confusão e descontentamento entre a população.

Agora, vamos analisar as proposições:

Proposição I: Afirma que as primeiras manifestações contra o sistema métrico-decimal ocorreram na Província da Paraíba do Norte. Esta é uma afirmação correta, pois a Paraíba do Norte foi realmente um dos focos iniciais do movimento. Porém, apesar de correta, não é suficiente para ser a única correta na questão.

Proposição II: Esta proposição está incorreta. Embora muitos atores, como pequenos comerciantes, feirantes, camponeses e até escravos, tenham se envolvido no movimento, não é verdade que não houve participação direta ou indireta de políticos liberais, proprietários de terra ou integrantes do clero. Esses grupos também tinham seus interesses e participações, mesmo que de forma não tão clara ou evidente.

Proposição III: Esta proposição é correta. O movimento do Quebra-Quilos ocorreu em um contexto em que a legislação contra a "vadiagem" estava sendo implementada, pressionando homens pobres a aceitar formas compulsórias de trabalho, enquanto o sistema escravista enfrentava uma crise.

Proposição IV: Também está correta. O movimento pode ser visto como uma reação das populações pobres livres a um processo de modernização que incluía medidas de racionalização, como a introdução do sistema métrico, que desconsiderava as tradições locais de medida e comércio.

Portanto, a alternativa que melhor compreende as proposições corretas é a E - III e IV apenas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo