De acordo com o Código de Ética é vedado ao psicólogo, EXCETO:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa E.
A questão aborda o Código de Ética do Psicólogo, destacando o comportamento e as práticas profissionais que são vedadas aos psicólogos. É importante que o aluno compreenda as normas éticas que regem a profissão para poder responder adequadamente a questões desse tipo em concursos públicos.
A seguir, vamos analisar cada alternativa:
Alternativa A: Pleitear ou receber comissões, empréstimos, doações ou vantagens outras de qualquer espécie, além dos honorários contratados, assim como intermediar transações financeiras.
Essa alternativa está correta em apontar uma prática vedada pelo Código de Ética, pois psicólogos não devem buscar ou aceitar vantagens adicionais que possam comprometer sua imparcialidade e ética profissional.
Alternativa B: Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.
Essa alternativa também está correta em apontar uma prática vedada, uma vez que o psicólogo deve manter a neutralidade e respeitar as crenças e valores dos clientes, sem tentar influenciá-los.
Alternativa C: Utilizar ou favorecer o uso de conhecimento e a utilização de práticas psicológicas como instrumentos de castigo, tortura ou qualquer forma de violência.
Assim como as anteriores, essa alternativa está correta, pois o uso de práticas psicológicas para qualquer forma de violência é expressamente proibido pelo Código de Ética.
Alternativa D: Ser perito, avaliador ou parecerista em situações nas quais seus vínculos pessoais ou profissionais, atuais ou anteriores, possam afetar a qualidade do trabalho a ser realizado ou a fidelidade aos resultados da avaliação.
Mais uma vez, a alternativa está correta, porque o Código de Ética proíbe o exercício dessas funções em situações de conflito de interesse.
Alternativa E: Orientar a quem é de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho.
Essa alternativa está incorreta como prática vedada. Pelo contrário, é uma obrigação ética do psicólogo fornecer orientações e documentos pertinentes para o bom andamento dos serviços prestados, demonstrando transparência e compromisso com o bem-estar do cliente.
Portanto, a única alternativa que não representa uma vedação ética é a alternativa E.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RESOLUÇÃO CFP Nº 010/2005
Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos:
h) Orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho;
Gabarito: E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo