Acerca de governabilidade e governança, julgue o item subseq...
Entre os mecanismos de intermediação de interesses, o corporativismo estatal agrega grupos de interesse da sociedade que condicionam o poder estatal, deixando-o mais dependente de sua força e organização.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Corporativismo estatal: é um conjunto de formações com rigorosa centralização burocrática e sistemas partidário e eleitoral fracos ou inexistentes. Refere-se “aos autoritários, de capitalismo retardatário, sem experiência plena do pluralismo" (Schmitter, 1974). Nesse modelo, o Estado escolhe e controla os interlocutores das entidades representativas, independente do interesse da sociedade.
Dessa forma, a afirmativa está incorreta ao relacionar o corporativismo estatal com um maior agregação do interessa da sociedade.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.
FONTES:
SCHMITTER, Philippe C. Still the Century of Corporatism? Review of Politics, n. 36, 1974.
LOBATO, Lenaura. Políticas públicas; coletânea. Organizadores: Enrique Saravia e Elisabete Ferrarezi. – Brasília: ENAP, 2006.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Corporativismo societal
Gabarito: E
O corporativismo consiste em uma prática de organização social baseada em entidades representativas de interesse de determinadas categorias, como por exemplo sindicatos e associações de classe.
Em seu sentido amplo, o corporativismo pode ser divido em dois modelos: Estatal e Societal.
O corporativismo estatal (Corporativismo) trata-se do tipo em que o Estado meio que "escolhe" os grupos e concede a eles a representação monopolista de interesse. Como normalmente era o próprio Estado que criava esses grupos/entidades, ele acabava passando a controlar esses interesses. Esse tipo de modelo foi usado por Getúlio Vargas.
Já o corporativismo societal (Neocorporativismo) é uma espécie de evolução do corporativismo estatal, sendo um modelo mais democrático. Nesse modelo a representação é feito por meio de entidades privadas da sociedade civil, no qual o Estado concede a essas entidades um reconhecimento institucional.
Pelo meu entender, a questão trata do corporativismo Societal ao invés de estatal.
"Entre os mecanismos de intermediação de interesses, o corporativismo estatal agrega grupos de interesse da sociedade que condicionam o poder estatal, deixando-o mais dependente de sua força e organização."
Fonte: Minhas anotações + Conteúdo do estratégia concursos.
Redação bem ruim.
Analisando a questão:
Entre os mecanismos de intermediação de interesses, o corporativismo estatal agrega grupos de interesse da sociedade que condicionam o poder estatal, deixando-o mais dependente de sua força e organização.
Entendi que está sendo dito que os grupos condicionam o poder estatal, deixando o poder estatal mais dependente...Logo a afirmativa está indo em um viés contrário ao que é o corporativismo estatal (contole sob seu poder).
Gab: ERRADO
condicionam o poder estatal: errado.
Acredito que INFLUÊNCIAM - seria o termo correto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo