Todas as alternativas abaixo estão corretas com relação ao ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2006527 Odontologia
Todas as alternativas abaixo estão corretas com relação ao FLARE-UP, exceto:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa B é a incorreta com relação ao tema flare-up em Endodontia. Vamos entender o porquê, analisando cada uma das alternativas apresentadas.

A - Essa alternativa está correta. O termo flare-up é, de fato, utilizado na Endodontia para descrever a ocorrência de dor e/ou inchaço que se manifesta algumas horas ou dias após o tratamento do canal radicular. Este entendimento é fundamental para lidar com complicações que podem surgir no pós-operatório.

B - Esta alternativa é incorreta. A afirmação de que a instrumentação além do forame apical não é um fator causador de dor endodôntica pós-operatória está equivocada. Na realidade, ultrapassar o forame apical pode causar irritação nos tecidos periapicais devido à extrusão de materiais e detritos, agravando a inflamação e causando um flare-up.

C - Alternativa correta. Os fatores que podem induzir ou agravar o flare-up incluem lesões químicas, mecânicas e microbianas no tecido pulpar e perirradicular. Esses fatores são frequentemente exacerbados durante o tratamento endodôntico, reforçando a importância de uma técnica adequada.

D - Esta alternativa é correta. A maioria dos casos de flare-ups está associada à inflamação perirradicular aguda, que pode surgir como resultado de procedimentos realizados dentro dos canais radiculares, como instrumentação e irrigação.

E - Alternativa correta. A extrusão apical de detritos infectados é uma causa bem reconhecida de flare-ups entre as consultas. Quando detritos e microrganismos são empurrados para além do ápice durante a instrumentação, há um risco aumentado de lesão nos tecidos perirradiculares, levando à inflamação.

Compreender os mecanismos e causas dos flare-ups é essencial para prevenir e manejar esses eventos desconfortáveis para o paciente. Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresentada trata sobre o conceito de "flare-up", que se refere às complicações que podem surgir após um tratamento endodôntico (tratamento de canal). A alternativa B é a única incorreta, pois sugere que a instrumentação além do forame apical (a extremidade do canal radicular na ponta da raiz) não é um fator causador de dor pós-operatória. Isso está equivocado, pois uma das principais causas de dor após o tratamento endodôntico é exatamente a instrumentação ou extravasamento de materiais para além do forame apical, o que pode levar a uma inflamação ou infecção nos tecidos perirradiculares (ao redor da raiz do dente). Portanto, a alternativa B é a correta porque a instrumentação além do forame apical não promove o alargamento benéfico que poderia reduzir o influxo de sangue ou a quantidade de microorganismos, como é sugerido, mas sim o contrário, provocando possíveis danos aos tecidos e aumentando o risco de inflamação e dor. As demais alternativas (A, C, D e E) descrevem corretamente diferentes aspectos e causas dos flare-ups, incluindo a etiologia da dor, a inflamação e a extrusão de detritos infectados durante o tratamento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo