Em relação aos cuidados de enfermagem em transfusão sanguín...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2017 - UEM - Técnico de Enfermagem |
Q812882 Enfermagem
Em relação aos cuidados de enfermagem em transfusão sanguínea, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas abaixo e assinale a alternativa que corresponde à sequência correta. ( ) Concentrado de plaquetas deve ser infundido lentamente, devido ao risco de reação transfusional. ( ) Antes de iniciar a infusão de qualquer hemocomponente, deve-se verificar os sinais vitais, para detectar possíveis alterações após o início da infusão. ( ) Concentrado de plaquetas deve ser infundido lentamente em bomba de infusão para controle da velocidade de infusão. ( ) Concentrado de Hemácias deve ser infundido em, no mínimo, 6 horas. ( ) Se o receptor estiver com febre no momento de iniciar a infusão de Concentrado de Hemácias, deve-se comunicar o médico, administrar antitérmico e aguardar redução da febre para iniciar a transfusão. ( ) Paciente O negativo pode receber CH de um doador O positivo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é B - F, V, F, F, V, F.

Vamos analisar cada uma das afirmativas para entender melhor:

1. "Concentrado de plaquetas deve ser infundido lentamente, devido ao risco de reação transfusional."

Falso. O concentrado de plaquetas geralmente é infundido em um tempo menor, não se recomenda infundi-lo lentamente. O tempo usual de infusão é entre 30 a 60 minutos, salvo orientação médica específica.

2. "Antes de iniciar a infusão de qualquer hemocomponente, deve-se verificar os sinais vitais, para detectar possíveis alterações após o início da infusão."

Verdadeiro. É essencial medir os sinais vitais antes da transfusão para ter parâmetros de comparação e identificar rapidamente qualquer alteração que possa indicar uma reação transfusional.

3. "Concentrado de plaquetas deve ser infundido lentamente em bomba de infusão para controle da velocidade de infusão."

Falso. Como mencionado na primeira afirmativa, o concentrado de plaquetas não requer infusão lenta. Além disso, geralmente não é necessário o uso de bomba de infusão para tal propósito, a menos que haja uma indicação específica.

4. "Concentrado de Hemácias deve ser infundido em, no mínimo, 6 horas."

Falso. O tempo recomendado para a infusão de concentrado de hemácias é de aproximadamente 2 a 4 horas, dependendo das condições clínicas do paciente e das orientações do médico. Não deve exceder 4 horas para evitar risco de contaminação.

5. "Se o receptor estiver com febre no momento de iniciar a infusão de Concentrado de Hemácias, deve-se comunicar o médico, administrar antitérmico e aguardar redução da febre para iniciar a transfusão."

Verdadeiro. A presença de febre pode mascarar reações febris transfusionais. É prudente comunicar o médico, tratar a febre e aguardar sua redução antes de iniciar a transfusão.

6. "Paciente O negativo pode receber CH de um doador O positivo."

Falso. Pacientes com tipo sanguíneo O negativo são considerados doadores universais de hemácias, mas só devem receber CH de doadores também O negativo, devido à presença do fator Rh negativo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra B,  apenas assertivas II e V corretas. Análise:

I- O tempo de infusão de CP deve ser de aproximadamente 30 minutos, não excedendo a velocidade de infusão de 20-30ml/kg/hora. Considerando que o tempo limite de infusão de hemocomponentes é de 4 horas, o tempo de infusão de CP não é lento. 

II- Correto

III-  Hemocomponentes não são infundidos em BIC. Eles têm equipo específico. Aliás, uma recomendação para prevenção de reaçòes transfusionais é evitar uso de bombas infusoras. 

IV- O tempo de infusão de cada unidade deve ser de 01 a 04 horas em pacientes adultos

V- Correto

VI- Assertiva passível de recurso. O ideal é que as transfusões sejam compatíveis e isogrupo, mas pode-se sim transfundir CH O+ em paciente O-, como por exemplo em homens e em mulheres após o período fértil (a maioria das literaturas considera a idade de 45 anos).Fundamento: Caso haja uma transfusão de CH RhD+ em indivíduos RhD -, pode ocorrer produção de anticorpos anti-D em aproximadamente 80% dos casos. Isso tem importância principalmente para mulheres em idade fértil, pelo risco de incompatibilidade sanguínea em futura gestação.  Repito: o ideal é que as transfusões, principalmente de CP e CH, sejam compatíveis. 

 

 

 

 

FONTES: 

­­TÉCNICO EM HEMOTERAPIA- LIVRO TEXTO MS 2013

PROTOCOLO TRANSFUSIONAL – INDICAÇÃO DE HEMOCOMPONENTES- FUNDAÇÃO HEMOCENTRO DE BRASÍLIA.

ENFERMAGEM EM HEMOTERAPIA. DELAINE FIDLARCZYK & SONIA SARAGOSA FERREIRA.

 

 

 

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo