Assinale a alternativa correta sobre o manejo clínico do re...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa D é a correta.
Vamos entender o porquê:
Transmissão vertical do HIV é a passagem do vírus da imunodeficiência humana (HIV) da mãe para o filho durante a gestação, parto ou amamentação. O manejo clínico de recém-nascidos (RN) expostos ao HIV envolve estratégias para prevenir essa transmissão.
Alternativa D: Recomenda-se a não amamentação e a substituição do leite materno por fórmula infantil ou leite humano fornecido pelo banco de leite. Esta é a prática correta em casos de exposição ao HIV, pois a amamentação é uma via potencial de transmissão do vírus. Assim, a substituição por fórmula infantil ou leite de banco, onde o leite é pasteurizado e seguro, é indicada.
Agora, vejamos as alternativas incorretas:
Alternativa A: Afirmar que o alojamento conjunto não é recomendado para fortalecer o vínculo mãe-filho está incorreto. O alojamento conjunto é praticado para promover o vínculo e permitir que a mãe aprenda a lidar com o bebê, mesmo em casos de HIV, respeitando as orientações de não amamentação.
Alternativa B: Limpar o sangue e as secreções visíveis no RN logo após o nascimento está correto, mas o banho deve ocorrer logo após os procedimentos, não necessariamente após 6 horas, para reduzir o risco de infecção pelo contato com fluidos maternos.
Alternativa C: A administração da primeira dose de AZT (zidovudina) deve ser iniciada o mais cedo possível, geralmente dentro de 2 horas após o nascimento, e não é condicionada à primeira mamada, que não deve ocorrer caso a mãe seja portadora do HIV.
Alternativa E: Aspirar as vias aéreas de todos os RN como uma rotina não é uma prática recomendada, pois pode ser invasiva e desnecessária. A aspiração deve ser feita apenas quando há indicação clínica, como em casos de obstrução das vias aéreas.
Espero que essas explicações tenham esclarecido seus entendimentos sobre o manejo clínico de RNs expostos ao HIV!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Letra D.
De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites.Brasília-DF.2015
a) Errada.
6.2 Manejo clínico do RN exposto
A sequência de atividades recomendadas abaixo dependerá das condições de nascimento do RN:
6. É recomendado o alojamento conjunto em período integral, com intuito de fortalecer o vínculo mãe-filho.
b) Errada.
6.2 Manejo clínico do RN exposto
A sequência de atividades recomendadas abaixo dependerá das condições de nascimento do RN:
1. Limpar, com compressas macias, todo o sangue e secreções visíveis na superfície corporal do RN logo após o nascimento, e encaminhá-lo imediatamente para banho em água corrente, ainda na sala de parto, utilizando uma torneira, por exemplo.
c) Errada.
Zidovudina (AZT)
Indicação
O AZT injetável é indicado para a prevenção de transmissão vertical e deve ser administrado durante o início do trabalho de parto até o clampeamento do cordão umbilical.
• Alta taxa de transferência placentária para o feto
• Sem evidência de teratogenicidade em humanos
Havendo condições favoráveis para o parto vaginal e estando este indicado, iniciar o AZT intravenoso logo que a parturiente chegar ao serviço, conforme o protocolo estabelecido, e manter a infusão até a ligadura do cordão umbilical.
d) Correta.
De acordo com o CAB nº 23 SAÚDE DA CRIANÇA Aleitamento Materno e Alimentação Complementar.Brasília-DF.2015
Nas seguintes situações o aleitamento materno não deve ser recomendado:
• Mães infectadas pelo HIV;
De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites.Brasília-DF.2015
6.4 Amamentação na gestante vivendo com HIV/aids
Recomenda-se que toda puérpera vivendo com HIV/aids seja orientada a não amamentar. Ao mesmo tempo, ela deve ser informada e orientada sobre o direito a receber fórmula láctea infantil.
A criança exposta, infectada ou não, terá direito a receber a fórmula láctea infantil, pelo menos, até completar seis meses de idade. Em alguns estados, a fórmula é fornecida até os 12 meses de idade ou mais.
e) Errado.
6.2 Manejo clínico do RN exposto
A sequência de atividades recomendadas abaixo dependerá das condições de nascimento do RN:
2. Quando for necessária a realização de aspiração de vias aéreas do RN, deve-se proceder delicadamente, evitando traumatismo em mucosas.
-É recomendado alojamento conjunto em tempo integral, com intuíto de fortalecer o vículo mãe-filho.
-Limpar com compressas macias todo o sangue e as secreções visíveis na superfície corporal do RN logo após o nascimento, e encaminhá-lo IMEDIATAMENTE para banho em água corrente, ainda na sala de parto.
- Iniciar a primeira dose do AZT solução oral, preferencialmente, ainda na sala de parto, logo após os cuidados imediatos , ou nas primeiras 4 horas após o nascimento, devendo ser mantido o tratamento durante as primeiras 4 semanas de vida.
- Recomenda-se a não amamentação e a substituição do leite materno por fórmula infantil ou leite humano fornecido pelo banco de leite.
- Quando for necessária a realização de aspiração de vias aéres do RN, DEVE-SE PROCEDER DELICADAMENTE, EVITANDO TRAUMAS EM MUCOSAS.
Iniciar a primeira dose do AZT solução oral, preferencialmente, ainda na sala de parto, logo após os cuidados imediatos , ou nas primeiras 6 horas após o nascimento, devendo ser mantido o tratamento durante as primeiras 6 semanas de vida.
Essa recomendação mudou para 4 horas/4 semanas?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo