As penas aplicáveis ao servidor público, pela Comissão de Ét...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar o tema central da questão, que se refere às Comissões de Ética previstas no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, regulamentada pelo Decreto nº 1.171/1994. Essa norma estabelece as diretrizes éticas que os servidores devem seguir em suas funções públicas.
Para resolver a questão, é importante compreender quais são as penas aplicáveis pelos órgãos responsáveis pela ética no serviço público. O item apresentado menciona que as penas são censura, advertência e suspensão. No entanto, isso está incorreto.
A alternativa correta é "E - errado".
Justificativa:
A única sanção que pode ser aplicada pela Comissão de Ética, segundo o Decreto nº 1.171/1994, é a de censura. Portanto, a afirmação de que as penas incluem advertência e suspensão está incorreta. A Comissão de Ética não aplica penas mais severas como advertência e suspensão; essas são de competência de outras instâncias administrativas.
Por que as alternativas estão incorretas?
- A afirmação apresenta uma compreensão errada das sanções previstas, pois adiciona penas que não são aplicadas pela Comissão de Ética segundo o decreto mencionado. O único tipo de sanção que cabe à Comissão de Ética aplicar é a censura.
Ao estudar essa parte do Código de Ética, lembre-se: as Comissões de Ética têm a função de preservar a integridade e a moralidade do serviço público, mas suas punições são limitadas à censura.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
DECRETO No 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994
XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.
Gabarito: Errado.
GABARITO: ERRADO
CAPÍTULO II
DAS COMISSÕES DE ÉTICA
XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.
FONTE: DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.
GABARITO: ERRADO
DAS COMISSÕES DE ÉTICA
XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.
DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.
Segundo decreto 1.171/94 às comissões de ética somente poderão aplicar pena de CENSURA !
Falou em Comissões de Ética -> Censura
Bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo