O êxito na observação e isolamento do agente etiológico é co...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CONSIDERAÇÕES:
a) CORRETA. Informação adicional: Para cultura as essas amostras não podem sofrer nenhum tratamento prévio, sendo por isso, inoculadas diretamente na superfície do meio de cultura.
b) Tecidos obtidos por biópsia requerem fragmentação, com o auxílio de um bisturi estéril ou maceração (gânglio) com pistilo em almofariz; pode ser feito dentro de uma placa de Petri estéril. Esse procedimento visa aumentar a área de superfície e expor o microrganismo ligado ao tecido, ao maior contato com o meio de cultura.
c) Líquor, secreções e fluídos corporais como líquido pleural, ascítico, sinovial, pericárdico, aspirado transtraqueal, lavado gástrico e broncoalveolar (BAL) devem ser concentrados por centrifugação (1500 a 2000 rpm por 10 minutos). Os materiais coletados com swabs devem ser eluídos em solução salina e também devem ser centrifugados.
d) Sangue e aspirado de medula óssea não necessitam preparação, sendo que o exame microscópico tem baixa sensibilidade e, portanto, a cultura é importante para identificação do agente.
Fonte: Microbiologia Clínica para o Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Módulo 8: Detecção e identificação de fungos de importância médica /Agência Nacional de Vigilância Sanitária.– Brasília: Anvisa, 2013.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo