Paciente masculino, 69 anos, previamente hipertenso, em uso ...
Paciente masculino, 69 anos, previamente hipertenso, em uso de diurético, veio ao hospital por dor e distensão abdominal após 2 semanas de colecistectomia videolaparoscópica. Na chegada, pressão arterial de 90/60 mmHg, frequência cardíaca de 100 bpm, temperatura axilar de 38°C, frequência respiratória de 22 irm, saturação 98%, ausculta pulmonar com crepitantes em base esquerda, hemograma e creatinina sem alterações, proteína C-reativa de 425 mg/L (ref.<5 mg/L), potássio 2,7 mEq/L (ref. 3,5-5,1 mEq/L). Quanto ao caso acima, analise as assertivas a seguir:
I. O paciente possivelmente atende a critérios de sepse e a medida mais impactante na mortalidade é o início de antibioticoterapia.
II. Um escore de SOFA maior ou igual a 2 indicaria maior mortalidade intra-hospitalar, mas não auxilia no diagnóstico de sepse.
III. Um lactato maior que 2 mmol/L, nesse caso, indicaria ressuscitação inicial com cristaloides.
IV. É fortemente recomendado o manejo baseado em alvos (pressão venosa central >8 mmHg, pressão arterial ≥ 65 mmHg e pressão venosa central de oxigênio >70%), pois o mesmo impacta diretamente na mortalidade.
Quais estão corretas?