Julgue os itens a seguir, relativos às características que d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q47826 Arquivologia
Julgue os itens a seguir, relativos às características que distinguem os arquivos.

I O arquivo é criado e recebido por um órgão, empresa ou instituição exclusivamente no desenvolvimento de suas atividades, não sendo colecionado por motivos culturais.
II Os documentos de arquivo são provas de transações realizadas nas organizações.
III Um documento de arquivo, mesmo destacado do todo ao qual pertence, tem o mesmo significado do conjunto no qual está inserido.
IV Em relação à natureza do assunto, os documentos de arquivo podem ser classificados em arquivo especial e arquivo especializado.
V Quanto à abrangência da atuação, os arquivos são classificados em correntes e intermediários.

A quantidade de itens certos é igual a
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: B - 2.

Primeiramente, vamos analisar como a questão aborda o tema e os conhecimentos necessários para resolvê-la.

Essa questão trata de características fundamentais dos arquivos, que são essenciais para qualquer concurso público que cobre Arquivologia. Para responder corretamente, é necessário compreender bem os conceitos de criação e recebimento de documentos, prova de transações, integridade e significado dos documentos, e classificação de arquivos.

Vamos agora justificar cada um dos itens para entender por que a quantidade de itens certos é igual a 2.

I. O arquivo é criado e recebido por um órgão, empresa ou instituição exclusivamente no desenvolvimento de suas atividades, não sendo colecionado por motivos culturais.

Esse item está correto. Arquivos são formados por documentos produzidos ou recebidos por instituições e empresas em decorrência de suas atividades. Eles não são colecionados por razões culturais, mas sim por necessidades administrativas e funcionais.

II. Os documentos de arquivo são provas de transações realizadas nas organizações.

Esse item está correto. Documentos de arquivo servem como evidências das atividades e transações realizadas por uma organização, sendo essenciais para a prova de ações e decisões tomadas.

III. Um documento de arquivo, mesmo destacado do todo ao qual pertence, tem o mesmo significado do conjunto no qual está inserido.

Esse item está incorreto. A integridade e o contexto de um documento de arquivo são fundamentais. Se um documento for retirado do conjunto ao qual pertence, ele pode perder seu significado original, prejudicando a compreensão completa de seu conteúdo.

IV. Em relação à natureza do assunto, os documentos de arquivo podem ser classificados em arquivo especial e arquivo especializado.

Esse item está incorreto. Na realidade, a classificação de arquivos não se dá nesses termos "especial" e "especializado". A natureza dos documentos em arquivos é classificada de formas diferentes, como por exemplo, pela sua função ou pelo tipo de atividade da qual decorrem.

V. Quanto à abrangência da atuação, os arquivos são classificados em correntes e intermediários.

Esse item está incorreto. A classificação mencionada está incorreta. A correta é: arquivos correntes, intermediários e permanentes. A classificação refere-se ao ciclo de vida dos documentos e sua utilidade ao longo do tempo.

Portanto, considerando que os itens I e II estão corretos e os itens III, IV e V estão incorretos, a quantidade de itens certos é igual a 2, correspondendo à alternativa B.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

NESTA QUESTÃO TEREMOS APENAS DUAS ALTERNATIVAS CORRETAS,COMO EXPLICO ABAIXO:QUESTÃO I- ERRADA = EXISTEM SIM ARQUIVOS QUE SÃO COLECIONADOS POR MOTIVOS CULTURAIS, SÃO OS CASOS DOS MUSEUS.QUESTÃO II - CORRETA QUESTÃO III -ERRADA = UM DOCUMENTO SOZINHO NÃO TEM VALOR ALGUM SE RETIRADO DO TODO AO QUAL PERTENCE. QUESTÃO IV - CORRETAQUESTÃO V - ERRADA = OS ARQUIVOS ESTÃO CLASSIFICADOS EM CORRENTES,INTERMEDIÁRIOS E PERMANENTES EM DECORRENCIA DA TEORIA DAS TRÊS IDADES.AMIGOS,ESPERO TER AJUDADO. BONS ESTUDOS!!
NESTA QUESTÃO TEREMOS APENAS DUAS ALTERNATIVAS CORRETAS,COMO EXPLICO ABAIXO:QUESTÃO I- ERRADA = EXISTEM SIM ARQUIVOS QUE SÃO COLECIONADOS POR MOTIVOS CULTURAIS, SÃO OS CASOS DOS MUSEUS.QUESTÃO II - CORRETA QUESTÃO III -ERRADA = UM DOCUMENTO SOZINHO NÃO TEM VALOR ALGUM SE RETIRADO DO TODO AO QUAL PERTENCE. QUESTÃO IV - CORRETAQUESTÃO V - ERRADA = OS ARQUIVOS ESTÃO CLASSIFICADOS EM CORRENTES,INTERMEDIÁRIOS E PERMANENTES EM DECORRENCIA DA TEORIA DAS TRÊS IDADES.AMIGOS,ESPERO TER AJUDADO. BONS ESTUDOS!!
Bom, eu vou fazer umas correções no comentário da colega abaixo, de acordo com o que consta no livro do Renato Valentini ( Arquivologia para concursos):I. Arquivo é diferente de museu. Os dois são órgãos de documentação, mas museu não é arquivo! Essa assertva está correta, pois arquivo não coleciona documentos por motivos culturais.II. Correta: Os objetivos dos arquivos é provar e testemunhar.III. Errada: Um documento em conjunto tem muito mais valor do que quando desmembrado do seu conjunto ( caráter orgânico do documento de arquivo).IV. Errada: Natureza do assunto refere-se à classificação dos documentos, que podem ser caracterizados como: ostensivos (ordinários) ou sigilosos. Arquivo especial e especializado diz respeito à natureza dos documentos, que é uma classificação dos arquivos ( é confuso, mas não podo confundir).V. A classificação quanto à abrangência de atuação, diz respeito à Classificação dos arquivos, que podem ser: Setoriais ( descentralizados) ou centrais ( gerais).Correntes, intermediáridos e permanentes são os estágios de evolução, que também entram na classificação dos arquivos.;)

Discordo da colega abaixo. De fato, museu é diferente de arquivo, logo o argumento do colega está equivocado. Mas um arquivo pode ser conter documentos com culturais. Claro, eles precisam ter origem funcional, mas nada impede q eles tenham sido considerados históricos e culturais depois de um tempo e por isso ser armazenados no arquivo permanente. Em minha opinião, a assertiva I está errada, e a  IV está correta.

Na minha opinião há apenas uma alternativa correta, que seria a afirmativa II

É claro que os arquivos não tem a função primordial de servirem como fonte de cultura (Sua função primordial seria servir de base administrativa para a instituição produtora), mas não há como negar que existem arquivos que são mantidos por motivos culturais e históricos sim. São raros casos, mas eles existem.

Inclusive acabo de voltar de uma aula de Arquivologia em que foi resolvida uma questão justamente tocando nesse ponto. E na questão em pauta o entendimento da banca era de que arquivos também poderiam ser mantidods para fins culturais (embora não exclusivamente culturais).

Então acredito que seja uma questão de posicionamento da instituição organizadora do concurso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo