Sobre a Psicopatologia analise as afirmativas abaixo e assin...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1311927 Psicologia

Sobre a Psicopatologia analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.


I. As vivências psicopatológicas tem duas perspectivas fundamentais: os transfundos das vivências psicopatológicas e os transfundos mutáveis e momentâneos.

II. Sintomas emergentes são todas aquelas vivências psicopatológicas mais destacadas, individualizáveis, que o paciente experimenta. Incluem as esferas que não fazem parte dos transfundos, como uma alucinação (sensopercepção), um sentimento (afetividade), um delírio (juízo), uma paramnésia (memória), uma alteração do pensamento ou da linguagem, etc.

III. São discriminados três fatores envolvidos na manifestação das doenças mentais. Um deles é o fator patoplástico, que está mais relacionado à manifestação dos sintomas diretamente produzidos pelo transtorno mental de base; assim, há o humor triste, o desânimo e a inapetência relacionados à depressão, ou as alucinações auditivas e a percepção delirante relacionadas à esquizofrenia.

IV. Os cursos crônicos dos transtornos mentais podem ser de dois tipos: processo e desenvolvimento.

V. Considera-se em psicopatologia que, ao lado dos fatores genéticos, gestacionais e perinatais, que precedem o início propriamente dito da vida de relações de um sujeito e carregam consigo a vulnerabilidade constitucional (hereditariedade, constituição) para os distintos transtornos, os fatores predisponentes são aqueles que ocorrem no início da vida (nos primeiros 3 a 5 anos de vida, sobretudo, e no período escolar). Esses fatores, associados à vulnerabilidade constitucional, sensibilizam o indivíduo para as diversas situações que a vida lhe colocará. Tais fatores predisponentes tornam as pessoas mais ou menos vulneráveis para os fatores precipitantes.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Estão corretas apenas as afirmativas II, IV e V.

Vamos analisar cada uma das afirmativas para entender o porquê da escolha correta:

I. As vivências psicopatológicas têm duas perspectivas fundamentais: os transfundos das vivências psicopatológicas e os transfundos mutáveis e momentâneos. Esta afirmativa apresenta um erro conceitual. O termo "transfundos" não é utilizado adequadamente neste contexto. Na psicopatologia, transfundos referem-se mais à dinâmica subjacente das vivências e não se classificam simplesmente como estáticos e momentâneos.

II. Sintomas emergentes são todas aquelas vivências psicopatológicas mais destacadas, individualizáveis, que o paciente experimenta. Esta sentença está correta. Os sintomas emergentes são mesmo aqueles que se destacam e que não fazem parte do transfundo, como alucinações ou delírios.

III. São discriminados três fatores envolvidos na manifestação das doenças mentais. Um deles é o fator patoplástico, que está mais relacionado à manifestação dos sintomas diretamente produzidos pelo transtorno mental de base. Esta afirmativa está incorreta. O fator patoplástico refere-se à forma como a cultura e a personalidade do indivíduo moldam a manifestação dos sintomas, e não à manifestação direta do transtorno mental de base.

IV. Os cursos crônicos dos transtornos mentais podem ser de dois tipos: processo e desenvolvimento. Esta afirmativa é correta. O conceito de "curso crônico" é frequentemente dividido em "processo" e "desenvolvimento", que refletem diferentes progressões da doença.

V. Considera-se em psicopatologia que, ao lado dos fatores genéticos, gestacionais e perinatais, os fatores predisponentes são aqueles que ocorrem no início da vida. Esta afirmativa está correta. Ela destaca a importância dos fatores predisponentes no início da vida, que, junto com vulnerabilidades constitucionais, aumentam ou diminuem a sensibilidade do indivíduo a eventos futuros.

Portanto, a escolha da alternativa D é justificada pela precisão das afirmativas II, IV e V.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com Dalgalarrondo:

I- ERRADA - "as vivências psicopatológicas em duas perspectivas fundamentais: têm-se, de um lado, os transfundos das vivências psicopatológicas, espécie de palco, de contexto mais geral, em que emergem os sintomas. De outro, reconhecem- se os sintomas específicos vivenciados, denominados sintomas emergentes."

II- correta.

III - ERRADA: FATOR PATOGENÉTICO se relaciona ao sintoma de base. Fator Patoplástico mais relacionado à personalidade e história de vida. Fator Psicoplástico o que acontece quando a doença já está instalada, ou seja, posterior ao adoecimento.

IV -Os cursos crônicos dos transtornos mentais podem ser de dois tipos: processo e desenvolvimento:

"Processo refere-se a uma transformação lenta e insidiosa da personalidade, decorrente de alterações psicologicamente incompreensíveis, de natureza endógena. O processo irreversível, supostamente de natureza corporal (neurobiológica), rompe a continuidade do sentido normal do desenvolvimento biográfico de uma pessoa. Utiliza- se o termo processo, por exemplo, para caracterizar a natureza de uma esquizofrenia de evolução insidiosa, que lenta e radicalmente transforma a personalidade do sujeito acometido.

Desenvolvimento refere-se à evolução psicologicamente compreensível de uma personalidade. Essa evolução pode ser normal, configurando os distintos traços de caráter do indivíduo, ou anormal, determinando os transtornos da personalidade e as neuroses. Nesse caso, há uma conexão de sentido, uma trajetória compreensível ao longo da vida do sujeito. Fala-se, então, em “desenvolvimento paranóide”, “desenvolvimento histriônico”, “desenvolvimento hipocondríaco”, etc."

V - correto.

Essa questão foi baseada no livro do Dalgalarrondo Psicopatologia e Semiologia dos transtornos mentais.

Introdução a parte 3 do Livro do Paulo Dalgalarrondo.

Na assertiva III, onde o erro está muito sutil, que consiste denominar de Fator Patoplástico, mas descrever o fator patogenético.

Gab D

I- "as vivências psicopatológicas em duas perspectivas fundamentais: têm-se, de um lado, os transfundos das vivências psicopatológicas, espécie de palco, de contexto mais geral, em que emergem os sintomas. De outro, reconhecem- se os sintomas específicos vivenciados, denominados sintomas emergentes."

III FATOR PATOGENÉTICO se relaciona ao sintoma de base. Fator Patoplástico mais relacionado à personalidade e história de vida. Fator Psicoplástico o que acontece quando a doença já está instalada, ou seja, posterior ao adoecimento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo