Em um determinado país, em crise de dívida pública excessiva...
Uma possível explicação para esse fato é a(o)
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (21)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Deficit atual do governo: 35 bilhoes u.m
Corte de gastos: 10 bilhoes u.m
A expectativa era de reduzir o deficit para 25 bilhoes. Entretanto, os gastos do governos geravam arrecadacao de 5 bilhoes aos cofres publicos. Tais 5 bilhoes nao sao mais arrecadados, sendo adicionados ao deficit (35 -10 + 5 = 30 bilhoes u.m)
Um corte nos gastos do governo no valor de $10 bilhões resultaria em uma redução do déficit fiscal na mesma magnitude, desde que a arrecadação permanecesse constante. Entretanto, a redução da demanda, proveniente da redução do gasto governamental, reduz o nível de atividade econômica, reduzindo a arrecadação de impostos por parte do governo.
GABARITO LETRA B
Para reduzir o déficit, deve-se trabalhar na redução nas despesas e/ou aumentar as receitas, ou ao menos, manter constante um dos lados (receita ou despesa).
Na questão em tela temos aplicação de corte no gasto do governo de 10 bilhões de unidades monetárias. Com a redução nos gastos do governo temos redução da demanda agregada e, consequentemente, da atividade econômica. Note que parte das receitas do governo é diretamente relacionada ao desempenho da atividade econômico, e, com a redução da demanda agregada, provavelmente teremos também redução nas receitas governamentais. Podemos concluir que a redução no déficit não será no mesmo montante da redução das despesas, pois teremos em menor proporção uma redução da arrecadação tributária.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo