Em relação às ectoparasitoses que influenciam a qualidade e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1718854 Veterinária
Em relação às ectoparasitoses que influenciam a qualidade e a quantidade lã dos ovinos, encontra-se a sarna psoróptica, causada pelo Psoroptes ovis. Em relação à essa doença, considere as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Essa é a sarna mais frequente em ovinos não somente no Brasil, mas em diferentes partes do mundo em que a criação dessa espécie animal é expressiva. ( ) Na fase aguda da doença, observa-se prurido, inquietação, emagrecimento e áreas de alopecia. ( ) A infestação por P. ovis não induz imunidade contra reinfestações. ( ) Fêmeas próximas ao parto e cordeiros com menos de um mês não devem receber tratamento contra a sarna.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - V – V – V – V.

Comentário:

A questão aborda ectoparasitoses em ovinos, especificamente a Psoroptes ovis, que causa a sarna psoróptica. Essa doença é significativa tanto na quantidade quanto na qualidade da lã, sendo um problema importante em áreas de criação ovina. Vamos analisar cada assertiva para entender por que a alternativa C está correta.

(1) Essa é a sarna mais frequente em ovinos...

É verdade que a sarna psoróptica, causada por Psoroptes ovis, é uma das mais comuns em regiões onde a criação de ovinos é significativa. Portanto, a primeira assertiva é Verdadeira.

(2) Na fase aguda da doença, observa-se prurido, inquietação...

Na fase aguda, os sintomas mencionados são típicos, incluindo prurido intenso, inquietação, emagrecimento e áreas de alopecia. Esses sinais clínicos são característicos da infestação por Psoroptes ovis, tornando essa assertiva Verdadeira.

(3) A infestação por P. ovis não induz imunidade contra reinfestações...

Infelizmente, a infestação por Psoroptes ovis não gera imunidade protetora, o que significa que os animais podem ser reinfestados. Assim, essa assertiva também é Verdadeira.

(4) Fêmeas próximas ao parto e cordeiros com menos de um mês não devem receber tratamento...

Essa assertiva é Falsa. Tanto fêmeas próximas ao parto quanto cordeiros podem e devem ser tratados, levando em consideração o uso de produtos seguros e apropriados para esses grupos específicos.

Portanto, a sequência correta de preenchimento dos parênteses é: V – V – V – F, justificando a escolha da alternativa C.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo