Asma é uma das condições crônicas mais comuns, acometendo ce...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1102656 Enfermagem
Asma é uma das condições crônicas mais comuns, acometendo cerca de 235 milhões de pessoas no mundo todo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Estima-se que, no Brasil, cerca de 10% da população sofra com o problema. De acordo com o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Induzida é um tipo de asma desencadeado por exercício ou esforço físico. ( ) Ocupacional é um tipo de asma que resulta de gatilhos do trabalho. ( ) Medicamentos anti-inflamatórios não hormonais – como o ácido acetilsalicílico, o diclofenaco e o ibuprofeno – podem desencadear crises de asma. ( ) Classifica-se asma de grau 1 – sintomas graves persistentes ao longo do dia na maioria dos dias e frequentemente durante a noite.
A sequência está correta em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - V, V, V, F.

A questão aborda a asma, uma das doenças crônicas não transmissíveis mais comuns, que afeta milhões de pessoas no mundo. Para responder corretamente, é necessário ter conhecimento sobre os diferentes tipos de asma, fatores desencadeantes e classificação de seus graus de severidade. Vamos analisar cada uma das afirmativas:

( ) Induzida é um tipo de asma desencadeado por exercício ou esforço físico.

Esta afirmativa é verdadeira. A asma induzida por exercício é uma condição em que o esforço físico atua como gatilho para os sintomas asmáticos. Durante ou após o exercício, a pessoa pode experimentar sintomas como chiado, tosse ou falta de ar.

( ) Ocupacional é um tipo de asma que resulta de gatilhos do trabalho.

Esta afirmativa é verdadeira. A asma ocupacional é desencadeada por substâncias presentes no ambiente de trabalho. Isso pode ocorrer em diversas profissões, onde há exposição a agentes sensibilizantes ou irritantes.

( ) Medicamentos anti-inflamatórios não hormonais – como o ácido acetilsalicílico, o diclofenaco e o ibuprofeno – podem desencadear crises de asma.

Esta afirmativa é verdadeira. Esses medicamentos podem desencadear crises de asma em algumas pessoas, especialmente aquelas com asma associada a sensibilidade a aspirina, também conhecida como "triade da aspirina".

( ) Classifica-se asma de grau 1 – sintomas graves persistentes ao longo do dia na maioria dos dias e frequentemente durante a noite.

Esta afirmativa é falsa. A descrição apresentada caracteriza uma asma de grau mais avançado. A classificação de asma grau 1 geralmente refere-se a sintomas leves, intermitentes, e não a sintomas graves e persistentes.

Compreendendo cada uma dessas afirmações e como elas se relacionam com características e definições da asma, é possível chegar à alternativa correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

*Algumas pessoas podem ter sintomas de asma somente durante a atividade física, esta forma de asma é chamada de asma induzida por exercício (ou AIE). Os sintomas comuns da asma que podem ocorrer também durante o exercício são tosse, chiado, falta de ar, dor ou aperto no peito, e cansaço.

*Nestes doentes, os sintomas agudos sobrepõem-se ao quadro clinico de asma crónica grave. As crises de asma podem ser desencadeadas por pequenas quantidades de AAS ou de outros anti-inflamatórios não esteroides (AINE’ s).

Medicamentos anti-inflamatórios não hormonais - como o ácido acetilsalicílico, o diclofenaco e o ibuprofeno - podem desencadear crises de asma. Isso acontece porque esses remédios inibem uma via de inflamação, mas sobrecarregam outra, que tem forte relação com a crise asmática em quem sofre da doença.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo